logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

4 dicas para comprar servidores para empresa

Planeja comprar servidores para empresas? Leia essas 4 considerações antes de decidir quais servidores comprar e evitar problemas de hardware e desperdício de dinheiro.

1. O que é um servidor?

Um servidor é um computador como todos os outros. A diferença é que, num servidor, o hardware (ou seja, seus componentes) é desenhado para executar tarefas específicas. Os resultados são: desempenho e disponibilidade maiores ou que não podem ser encontradas em estações de trabalhos simples (como uma CPU, por exemplo).

Um computador comum possui recursos multimídia e executa várias tarefas diferentes (músicas, filmes, navegação, etc.). Pode ser desligado ou reiniciado com frequência e seu uso é voltado exclusivamente para os operadores e usuários do sistema. Um servidor, em geral, não é equipado com recursos multimídia, por não haver essa necessidade. Seus componentes são projetados para permanecerem ligados pelo maior tempo possível. Eles geralmente usam todo o seu poder de processamento para executar tarefas específicas como virtualização, gerenciamento de internet, compartilhamento de arquivos, banco de dados, gerenciador de backups, etc.

2. Qual a importância de ter um servidor em minha empresa?

Um servidor vai garantir maior confiabilidade na execução de seus negócios. Além disso, assegura maior disponibilidade e velocidade no tráfego dos dados de sua empresa.

Há uma crença de que um computador muito rápido pode substituir um servidor de menor velocidade. Essa afirmação não corresponde à realidade. Isso porque um computador não foi projetado para executar as tarefas de um servidor com a eficiência e a disponibilidade de um servidor de verdade.

Como exemplo, podemos citar um serviço de Banco de Dados. Se ele estiver hospedado em uma estação de trabalho qualquer, problemas como travamentos, reinicializações repentinas, aquecimentos, lentidão e queima de componentes delicados podem parar TODO o sistema da empresa. Esses problemas não costumam ocorrer com frequência num servidor devido ao trabalho de engenharia desenvolvido em sua construção. A garantia de funcionamento ininterrupto é muito maior.

3. O que levar em conta na hora de comprar servidores para empresas?

3.1 Procure por marcas e fabricantes confiáveis.

O servidor dará suporte a boa parte das operações de sua empresa, portanto é preciso procurar por produtos que suportem essa responsabilidade.

3.2 Faça uma avaliação do que o seu sistema vai precisar

E a partir disso procure um servidor que atenda esses requisitos. Por exemplo: se o seu banco de dados vai ocupar um espaço de 20 Gigas no máximo, não há necessidade de um HD de 500 Gigas. É preferível usar esse investimento em um disco de 73 Gigas, muito mais rápido e eficiente que os outros.

3.3. Consulte um técnico especializado

O técnico deve levantar todos os requisitos necessários e que recomende algumas opções. Em seguida, procure por um servidor que atenda a tais requisitos.

4. IMPORTANTE – Sobre os custos de um servidor

É justificável buscar adequação de custos e melhores preços, porém, não se deve, de forma alguma, cortar ou diminuir a configuração necessária de seu servidor com o objetivo de economizar. Um servidor deverá funcionar em sua empresa por um período entre 3 a 5 anos. Assim, quando a empresa evolui, os sistemas e o ambiente informatizado acompanham tal evolução. A tentativa de economizar sem critérios no momento da aquisição pode trazer transtornos em relação ao desempenho. Além disso, pode acabar gerando custos maiores do que o previsto a longo prazo, na aquisição de peças e melhorias no equipamento. Dessa forma, o custo final do equipamento acaba sendo maior do que uma aquisição inicial mais adequada.

Saiba mais

Para entender mais sobre o assunto com o eBook “Conheça os principais testes feitos em computadores antes da revenda”.

0 visualização

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01