logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Antivírus pago ou grátis? Veja qual a melhor opção para microempresas

Hoje em dia existe a necessidade de ter pelo menos um antivírus pago ou grátis para defender os dados nos computadores da sua empresa.

Além de evitar os perigos dos roubos de dados, um antivírus pago ou grátis também é importante para se resguardar dos perigos que tornam os computadores mais lentos e repletos de propagandas capazes de travar o sistema operacional.

Mas qual opção escolher no caso de microempresas? Vale a pena investir em antivírus pago ou grátis? Confira!

Qual a diferença entre antivírus pago ou grátis?

Ambos tipos de antivírus servem para máquinas Windows, ou seja, quem usa computadores Linux não precisa se preocupar com este tipo de defesa.

As versões pagas apresentam mais camadas de proteção, mas há opções gratuitas que podem valer a pena dependendo do sistema operacional nos computadores da empresa.

Veja agora as diferenças e vantagens de antivírus pago ou grátis. Entenda também qual destas opções é melhor para a sua microempresa.

Antivírus Pagos

Um dos diferenciais do antivírus pago é que ele oferece controle centralizado. Este recurso permite atualizar milhares de máquinas ao mesmo tempo, útil para pequenas empresas que possuem 2 ou mais aparelhos e necessitam de agilidade.

Existe também o suporte técnico das fabricantes de antivírus pagos que pode ser acionado em qualquer momento para resolver problemas simples, médios ou avançados.

Se os dados nos computadores são muito valiosos – por exemplo, balanços comerciais, registros financeiros, agenda, entre outros – é melhor usar antivírus pagos. As versões pagas dificultam uma infecção por vírus, mesmo com alguns descuidados dos usuários.

Em algumas características, os antivírus pagos são semelhantes aos antivírus grátis, principalmente no objetivo de evitar que vírus afetem o computador. Porém, uma particularidade das edições pagas é oferecer proteções extras como: Firewall, antispyware e defesa do navegador na internet.

Confira o que são cada uma dessas proteções:

Firewall: é uma solução importante para redes por bloquear os dados indesejados e liberar apenas os acessos autorizados;

Antispyware: evita que downloads ou instalação de programas gerem anúncios de propagandas indesejadas na tela que fazem o computador ficar lento;

Defesa do navegador: serve para defender a máquina dos acessos de ambientes cibernéticos suspeitos que podem prejudicar o sistema operacional.

Se estiver em dúvida entre optar por antivírus pago ou grátis, leve em consideração o nível de entendimento da sua equipe em relação à tecnologia.


Se os computadores da sua microempresa são antigos não fique na dúvida entre antivírus pago ou grátis. Máquinas com sistemas operacionais antigos, tipo Windows XP, quase nunca conseguem atualizar direito e são muito suscetíveis aos riscos via internet ou pela instalação de certos programas.

Uma das principais vantagens dos antivírus pagos é defender muito bem o computador da navegação na web. Então, microempresas em crescimento que precisam realizar operações online cujos dados não podem ser vazados, danificados ou roubados, devem optar por essa versão.

Vale alertar que a tarefa de defender as máquinas de perigos online não depende apenas dos antivírus pago ou grátis, mas também do comportamento das pessoas em sua equipe e da segurança no sistema operacional nos computadores.

Melhores antivírus pagos: Bitdefender, McAfee, Norton, ESET e Kaspersky Lab – algumas destas opções possuem recursos exagerados que encarem os preços finais. Portanto, analise o que cada versão pode oferecer antes de confirmar sua assinatura.

Antivírus Grátis

Na dúvida entre escolher antivírus pago ou grátis? Você pode até economizar dinheiro com as versões gratuitas, desde que os membros da sua equipe tenham um conhecimento intermediário de informática e internet.

Para a sua empresa usar antivírus grátis, as pessoas que utilizam os computadores devem estar treinadas para nunca clicar em links suspeitos ou realizar downloads inseguros. Considere que as versões gratuitas possuem menos camadas de segurança, ou seja, até um pequeno erro pode ser prejudicial.

Na dúvida entre antivírus pago ou grátis, considere também a idade das máquinas. Computadores mais novos possuem sistemas operacionais que já oferecem certa proteção, o que pode ser útil para você economizar na contratação de antivírus free e ter aparelhos protegidos.

Por exemplo, computadores Windows Vista e Windows 7 não precisam do recurso antispyware dos antivírus pagos, porque estas máquinas já têm o Windows Defender contra espiões comerciais e softwares que geram publicidade desautorizada.

A escolha entre antivírus pago ou grátis depende também do estado dos computadores da sua empresa.


Outro ponto de vista importante é a originalidade do Windows nos computadores da empresa, porque apenas em sistemas operacionais verdadeiros vale a pena pagar pelo antivírus.

Versões piratas além de serem ilegais, também tornam o computador menos forte contra riscos porque as máquinas não atualizam corretamente.

A sua empresa tem costume de levar computadores todos os meses ao técnico especialista para suporte e manutenção preventiva? Nestes casos é mais válido manter um antivírus grátis nas máquinas, principalmente quando os custos dos antivírus pagos são superiores na comparação com a análise técnica profissional.

Se os computadores possuem antivírus grátis e a equipe sabe o mínimo de internet, não existem problemas em verificar arquivos, seja no software de proteção gratuito ou em sites free que objetivam analisar qualquer documento para saber se o mesmo está infectado.

Melhores antivírus grátis: Avast/AVG, Avira e Bitdefender – estas opções também oferecem planos pagos com mais recursos.

Antivírus pago ou grátis: qual escolher?

Invista em antivírus pagos se:

  1. as máquinas não são novas e existem muitas operações diárias com dados valiosos;

  2. os computadores quase nunca seguem à manutenção preventiva;

  3. a equipe carece de tempo ou conhecimento para evitar riscos de infecção virtual, necessitando de um sistema que funcione automaticamente nos constantes alertas de perigos.

Por outro lado, usar antivírus grátis pode ser uma boa medida econômica caso:

  1. a equipe conheça como evitar riscos nos computadores;

  2. há máquinas novas atualizadas por técnicos com bastante frequência;

  3. o sistema operacional dos aparelhos já possui segurança robusta.

Agora é com você! Escolha antivírus pago ou grátis conforme as características da sua microempresa e assegure as defesas dos valiosos dados do seu negócio.

Procura computador, notebook ou servidor para sua pequena empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM ideais para a micro e pequena empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque.

4 visualizações

Informações

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01

CONTATE:

2a a 6a das 08h30 às 17h30

Whats

Telefone

E-mail