logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Aprenda como aplicar uma gestão de orçamento efetiva

Gestão de orçamento corporativo nada mais é do que as diferentes formas que você pode utilizar para administrar os recursos de uma empresa. Para realizar esta administração a fim de manter as contas no azul, é possível utilizar diversos recursos tecnológicos.

Além de otimizarem o tempo de trabalho, esses recursos geram informações adicionais que ajudam os gestores a analisarem os gastos e recebimentos.

A administração do orçamento visa impedir que o dinheiro acabe no caixa, uma vez que diversos negócios entram em processo de falência pela falta de efetividade da gestão de orçamento.

Gestão orçamentária e financeira não é uma tarefa simples! Existem diversas etapas que devem ser seguidas para uma estruturação que assegure um controle total das finanças, seja para o momento atual, seja em relação a projeções futuras.

Ao longo do artigo você aprende sobre a importância do gerenciamento orçamentário e as etapas essenciais para colocar em prática o melhor das técnicas de administração de orçamentos.

Qual é a importância de um gerenciamento orçamentário inteligente?

Por que seu salário nunca dura até acabar o mês? Qual é a expectativa do fluxo de caixa nos próximos dias? Quanto a empresa deseja ganhar em 2 meses?

Estas perguntas parecem impossíveis de serem respondidas, correto? Não, desde que você utilize tecnologias que ajudem em seu planejamento financeiro.

Falta de estratégias, planos ou informações sobre o futuro financeiro colocam em xeque anos de trabalho de uma equipe. Para te ajudar a resolver este problema, é que existe a gestão de orçamento inteligente.

Antes de tecnologias como essas aparecerem, tudo precisava ser anotado em papel, formando pilhas e pilhas de papeladas. A rotina de administração orçamentária era muito mais difícil, por conta de dificuldade de analisar esses documentos.

Antigamente, era preciso uma grande quantidade de papéis para realizar uma gestão de orçamento, mas hoje existem tecnologias que facilitam esse processo.

Nos dias de hoje, a tecnologia facilitou tudo: usando um simples software, preencher e consultar dados se torna ainda mais rápido e prático!

Passo a passo para aplicar gestão orçamentária

Aplique gestão de orçamento efetiva com atenção para evitar que sua empresa sofra problemas financeiros futuramente. Siga as indicações adiante para uma administração orçamentária otimizada:

  1. Organização inicial

  2. Administração do capital

  3. Gestão de orçamento com ferramentas tecnológicas

  4. Disciplina militar

  5. Projeções orçamentárias

Veja o que significa cada item da lista:

1. Organização inicial

Misturar orçamento pessoal com empresarial é, sem dúvidas, um dos piores erros de empreendedores.

A combinação dos dois assuntos gera muita confusão, seja na vida empresarial, seja na vida pessoal. Portanto, é preciso realizar esta separação o quanto antes para ter uma gestão de orçamento efetiva.

2. Administração de capital

Coloque todas as contas na mesa. Faça uma soma e veja o que é possível ou não pagar com as reservas financeiras.

Isto é útil porque você pode analisar com maior cuidado, a fim de perceber qual é o maior gargalo financeiro e quais custos mais pesaram em cada mês. Desta forma, fica simples traçar estratégias para equilibrar melhor os gastos.

3. Gestão de orçamento com ferramentas tecnológicas

Ao contrário do que o senso comum pode pensar, as tecnologias para gestão orçamentária e financeira são simples de usar.

Existem várias tecnologias para gestão orçamentária e financeira de fácil acesso para auxiliar a organização da sua empresa.

Por exemplo, ao seguir algumas vídeo aulas iniciais, você preenche dados na planilha do Microsoft Excel. Além de ter a versão online grátis, este software está entre os mais usados no mundo para anotações orçamentárias.

MoneyWise também é uma interessante opção para controle de movimentações financeiras, fluxo de caixa e teto de gastos. Outras escolhas são: Spendee, Mobills, GuiaBolso, Expense IQ, ORGANIZZE, Wallet, Orçamento Fácil e Fortuno.

4. Disciplina militar

A administração deve ocorrer de modo contínuo. Você não pode começar a se organizar em uma semana e, pouco tempo depois, não abrir mais o software de gestão de orçamento.

Se existem muitas movimentações financeiras na empresa, o melhor é consultar os aplicativos de gestão orçamentária diariamente. Realize estimativas e trace planos de negócios com base nas perspectivas do fluxo de caixa.

Tendo foco e disciplina ao se organizar, você atinge seus objetivos mais cedo e consegue acompanhar mais de perto o crescimento de sua empresa. Além disso, é essencial ter tempo disponível para administrar seus dados e garantir um gerenciamento orçamentário efetivo!

5. Projeções orçamentárias

Não adianta apenas registrar ou coletar dados sobre os orçamentos. Também é preciso realizar análises com as projeções de faturamento, contas a pagar ou receber, investimentos, capital de giro, estoques, entre outros aspectos.

Com aplicativos, há menos dificuldades para você consultar o histórico das finanças e estudar as informações ao analisar dados, criando projeções e tendo um maior controle financeiro.

Surpreenda a chefia com sua gestão de orçamento

Use a tecnologia para realizar projeções e apresente suas análises aos diretores da sua empresa. Pode ser necessário realizar uma alteração ou outra conforme o feedback, mas com certeza você vai surpreender a chefia pela sua iniciativa.

Com uma apresentação falando sobre gestão de orçamento e algumas análises financeiras, você pode se destacar em seu trabalho!

Crie hipóteses, projete novos cenários, tente diminuir custos, redirecione as verbas para conseguir um maior desempenho em determinadas áreas do empreendimento, acompanhe resultados… Enfim, há muitas possibilidades de gestão de orçamento realizáveis com recursos tecnológicos.

Uma forma de diminuir gastos e surpreender os chefes, é pesquisar para encontrar ofertas de equipamentos qualificados e a preços baixos. Afinal, além de economizar com promoções, você ajuda a otimização de tempo da empresa ao sugerir compra de computadores ágeis e que respondam bem às operações necessárias.

Diminua os gastos do orçamento reservado à renovação ao comprar PCs ou notebooks potentes e seminovos na loja MicroExato.

Servidores, PCs ou notebooks seminovos chegam a custar 70% menos do que unidades novas e oferecem o mesmo desempenho, desde que comprados de empresas especializadas que revisam todas as máquinas nos mínimos detalhes antes de venderem e que oferecem uma garantia no mínimo tão vantajosa quanto a dos novos aparelhos.

A MicroExato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática e conta com garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

1 visualização

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01