logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Aprenda como funciona um servidor e equipe sua empresa

Antes de descobrir como funciona um servidor, é importante lembrar rapidamente do que se trata este equipamento: na prática, ele é um computador que auxilia na execução efetiva de uma ou mais aplicações nos computadores ligados em rede.

Afinal, como funciona um servidor?

O servidor e os clientes (PCs, notebooks, tablets, entre outras máquinas) são responsáveis pela formação de uma infraestrutura denominada cliente-servidor, útil em oferecer acesso centralizado, dados armazenados e sistemas de roteamento para uma rede específica.

Os servidores físicos são compostos por portas, bancos de memória e processadores. Alguns modelos também possuem capacidade ou espaço para armazenar dados com cartões SSD, hard disks, entre outros dispositivos.

Os servidores mais dedicados são usados para as atividades que precisam contar com aplicações avançadas e complexas de forma rápida, com segurança. Por outro lado, existem servidores que utilizam o próprio PC como hardware, menos custosos e ideais para as empresas que realizam operações informáticas pouco críticas.

Os servidores mais avançados possuem discos rígidos confiáveis e potentes que integram diversos periféricos. Considerando que estas máquinas operam com muitas portas e informações simultâneas, elas precisam de processadores efetivos e de uma grande capacidade em termos de memória RAM.

Há diferentes tipos de computadores servidores que podem funcionar 24 horas, ou seja, um dia todo de modo ininterrupto. Estas versões são ligadas a geradores elétricos ou sistemas de alimentação capazes de assegurar a energia em caso de quedas de tensão.

O modo como funciona um servidor equipado com um processador de alta potência, exige o investimento em um qualificado sistema para dissipar o calor, composto por coolers suficientemente capazes e eficientes.

Sistemas operacionais dos melhores servidores

Para o esquema de cliente-servidor funcionar com perfeição, é preciso instalar um sistema operacional no computador servidor que seja capaz de reconhecer a rede.

Os sistemas operacionais mais usados são: Windows, Linux, Solaris, Unix e FreeBSD.

Algumas versões do Windows precisam reconhecer a rede em cada ponto específico, mas são fáceis de operar, de realizar manutenção e muito populares entre gestores que realizam um complexo gerenciamento de usuários. Já sistemas como Solaris e Linux fazem mais sucesso no servidor web e firewall.

Por que investir em um servidor usado?

Comprar servidores para empresas pode ser extremamente difícil para os negócios iniciantes por conta dos elevados custos dos aparelhos novos. Isto explica o porquê de a cada dia aumentar o número de pessoas jurídicas dispostas a comprar seminovos. Você pode economizar 60% ou até mais ao realizar a aquisição das versões seminovas.

Além da questão dos custos, também existem diversos outras vantagens na compra dos melhores servidores usados. Tenha em mente de que atualmente este equipamento é essencial nas empresas para atender suas demandas de trabalho, uma vez que a maneira específica como funciona um servidor permite a otimização da produção, diminuição dos custos e aumento dos benefícios.

Segurança também é um aspecto que justifica o investimento em um servidor, uma vez que quando o modelo está configurado da forma correta ele é capaz de ofertar uma maior proteção aos dados da empresa contra acessos de concorrentes, espiões e curiosos.

De olho na quantidade informativa

Entender como funciona um servidor e fazer uma boa escolha para equipar sua empresa poderá fazer toda a diferença.

Antes de comprar uma edição nova ou usada é preciso se ater à sua escala de trabalho. Ou seja, se o volume de dados ultrapassar a casa dos 15 TB talvez seja melhor contratar serviços de armazenamento na nuvem em pacotes pagos mensal ou anualmente.

Em contrapartida, os especialistas que ensinam como funciona um servidor e a como escolher o modelo ideal, indicam que para serviços com menos operações complexas e dados volumosos é aconselhável optar pelo servidor já considerando sua memória interna como a suficiente e ideal.

Descubra ainda mais vantagens de adquirir servidores usados, aqui.

Escolhendo servidor de acordo com as atividades empresariais

Existem tipos de servidor para as mais diferentes atividades laborais que englobam o uso de computadores, alguns exemplos são: enviar e-mails, compartilhar ou anexar dados, enviar fax, realizar e controlar impressões das impressoras, enviar ou receber arquivos, dentre outros serviços operacionais.

Só que, para que qualquer servidor funcione aos executar os serviços citados acima, é preciso usar modelos de servidores físicos que trabalham em conjunto com o restante da parte estrutural. As versões mais utilizadas nas áreas corporativas são:

  1. Servidor torre

  2. Servidor rack

  3. Servidor blade

Conheça um pouco mais de como funciona um servidor considerando suas diferentes modalidades:

Servidor torre

De porte pequeno, ele se encaixa em empresas que possuem pouco espaço no escritório.

Sua popularidade é decorrente dos preços baixos e da fácil instalação, uma escolha que atende bem ao negócios com redes locais sem muito volume de solicitações de grande complexidade.

Este padrão possui integrado a si o adaptador de rede para facilitar as conexões.

Servidor rack

Mais dedicado do que as edições de torre, o servidor rack oferece funcionalidades para serviços robustos.

Embora seja mais utilizado por médias e grandes empresas, nada impede de um negócio pequeno que está em crescimento investir neste tipo de aparelho.

Com a necessidade do rack para a instalação, seu design é menor do que os modelos torres, embora exista bom espaço disponível aos equipamentos como roteadores e outros servidores voltados para as tarefas corporativas.

Uma das versões profissionais seminovas em oferta na MicroExato é o Dell 2x XeonSix, com configuração dedicada e alta durabilidade. 

Servidor blade

Esta é uma edição menor e que possui um tamanho parecido ao de uma lâmina por causa de sua extrema finura.

Na estrutura há apenas memória, barramentos e processador, sem fonte de alimentação ou adaptador de rede, o que gera mais economia no consumo de energia e diminui as chances de problemas técnicos, explicando seu sucesso com os profissionais das dedicadas estruturas de TI.

O Dell 2x XeonOcta usado e com garantia faz muito sucesso pela sua excelente densidade computacional e está em promoção na MicroExato.

E então, gostou de aprender mais sobre como funciona um servidor? Continue acompanhando nossas dicas e fique à vontade para nos mandar sugestões e visitar nosso e-commerce.

Procura computador, notebook ou servidor para sua pequena empresa?

A MicroExato tem computadores, servidores, notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM ideais para a micro e pequena empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para a corporação. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

106 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01