logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Como garantir a segurança da informação nas empresas menores?

A segurança da informação nas empresas menores é uma medida importante para impedir que aconteçam danos ou acessos não autorizados em arquivos sigilosos. Só fazer o backup não é suficiente, também é preciso seguir outras práticas para diminuir as chances de ocorrerem problemas com os dados que exigem reparações caras e trabalhosas.

O termo “segurança da informação” significa defender arquivos e dados de uma pessoa física ou jurídica, sendo que os investimentos neste tipo de proteção são proporcionais ao valor das informações e do prejuízo que pode acontecer por causa dos danos e acessos ilegais nos arquivos.

É importante alertar que nada do mundo é 100% seguro, muito menos a segurança da informação nas empresas. Apesar disso, seguindo algumas medidas é possível ter uma confiável defesa de dados. Leia sobre como proteger as informações do seu negócio:

Qual a importância da segurança da informação nas empresas menores?

De acordo com uma pesquisa da ESET, 64% dos pequenos e médios negócios no Brasil já tiveram dores de cabeça por danos, bloqueios ou roubos de informação. É incrível pensar que mais da metade destas empresas possuem políticas de segurança definidas.

Tudo isso revela algo importante: As pequenas e médias empresas brasileiras precisam se preparar ainda mais para evitar os diversos impactos negativos que a perda das informações pode gerar nos negócios.

Com a segurança da informação é possível ter mais autenticidade, você assegura que nenhuma pessoa dentro ou fora da equipe modifique os documentos importantes. Outra vantagem é que apenas colaboradores autorizados podem acessar certas documentações, evoluindo a confiança das informações nos bancos de dados.

Ao ter uma robusta segurança da informação nas empresas é possível cumprir a promessa de assegurar os preciosos dados dos seus clientes e desenvolver a ética do seu negócio. Também dá para adequar a proteção dos dados conforme as normas e leis de segurança, além de oferecer constante disponibilidade de acesso para a equipe ser mais produtiva nos trabalhos diários.

Principais riscos para empresas sem segurança da informação

Um dos riscos que empresas sem segurança de dados correm é a perda da confiança dos clientes. Afinal, nenhum consumidor gosta de saber que os próprios dados pessoais, bancários ou de outros tipos vazaram por ataques hackers em determinada empresa.

Em 2018 aconteceu um escândalo sobre vazamento de dados do Facebook, cujas perdas financeiras resultaram em prejuízos de 115 bilhões de reais. Uma empresa pequena não tem o mesmo número de clientes cadastrados como esta rede social, contudo os problemas com informação também podem resultar em prejuízos financeiros aos microempresários.

Possuir ferramentas eficazes para garantir a segurança da informação nas empresas é essencial para qualquer negócio.


Sem alguns dados disponíveis as equipes não podem trabalhar, fica difícil realizar movimentações financeiras e até algumas máquinas apresentam problemas nas operações. Os danos podem impactar bastante a produção do seu negócio.

Melhores medidas para garantir a segurança da informação nas empresas

Existem formas de diminuir os riscos e, para você evoluir o desempenho na segurança da informação nas empresas, coloque em prática as 5 dicas a seguir:

1. Backup

O backup de dados não deve ser realizado uma vez por mês ou apenas em um dia da semana, mas sim a cada 24 horas, de preferência logo após cada expediente. Esta medida é importante porque se você precisar restaurar os dados não vai perder quase nada de informação.

2. Equipe

Por mais que você invista em tecnologia de ponta para garantir a segurança, existe um outro risco que não é tecnológico: a própria equipe de colaboradores. Seja por ignorância, displicência ou pela ganância, muitas pessoas que trabalham com você podem vazar as informações da sua empresa.

É por este motivo que além de competentes, os membros da sua equipe precisam ser pessoas confiáveis, que recebem constantes treinos da empresa para estarem sempre em dia com as atualizações de segurança.

3. Servidor

Para as empresas pequenas que possuem informações importantes, o melhor é usar os serviços de Data Center, ou seja, dos servidores em nuvem que a cada dia estão menos vulneráveis a perdas e danos. Além disso, são opções disponíveis online e de fácil acesso para as pessoas autorizadas.

Desta forma, você não precisa ter os gastos que há nos servidores físicos (equipamento, espaço físico, manutenção, instalação e ventilação), reservando mais dinheiro no caixa da sua microempresa.

4. Senha

Por mais que pareça algo um tanto óbvio, é possível dizer que uma das principais formas que hackers usam para roubar dados é com a senha de pessoas de acesso autorizado.

Os contraventores utilizam diversos softwares para decifrar códigos e identificar as senhas dos usuários. Para dificultar esta identificação é importante que todos os colaboradores tenham senhas fortes, com muitas variações de números, no tamanho das letras e com o uso de símbolos.

Se você possui sites, blogs, bancos de dados e lojas virtuais não coloque a mesma senha para acessar todos os sistemas. Caso isto aconteça, basta o hacker conhecer apenas uma senha para acessar todas as informações da sua empresa.

5. Criptografia

Com a criptografia de dados, o acesso a conteúdo restrito por pessoas desautorizadas é mais difícil de ocorrer, tendo em vista que graças a esta tecnologia os códigos das informações se tornam coisas de difícil identificação aos hackers e vírus.

Se você colocar em prática estas 5 dicas de segurança da informação nas empresas existem menos chances de sofrer com os terríveis prejuízos por danos, bloqueios ou perdas de dados e arquivos.

Procura um servidor para sua empresa?

A Microexato tem workstations e servidores usados Dell, HP e IBM para todos os tamanhos de empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo e conheça: http://ecommerce.microexato.com.br

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

2 visualizações

Informações

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01

CONTATE:

2a a 6a das 08h30 às 17h30

Whats

Telefone

E-mail