logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Como reutilizar peças usadas de notebook?

As peças usadas de notebook quase sempre seguem para a lixeira quando os computadores portáteis apresentam problemas que acabam tornando o uso inviável. Nestas horas a empresa precisa gastar um dinheiro a mais para renovar os aparelhos e não ter prejuízos no ritmo de trabalho.

Administradores que estudam um pouco sobre economia regenerativa, e formas para a empresa economizar nos gastos, compreendem que um computador antigo possui muitas peças reaproveitáveis, seja para vender no mercado de usados, reciclar ou turbinar as novas máquinas.

Com a economia que a reutilização das peças ocasiona é possível reservar dinheiro extra para investir em placas de vídeo dedicadas, HD externo ou processadores avançados para otimizar os serviços. Porém, quais peças para notebook podem ser reaproveitadas? 

Acompanhe o artigo e entenda quais peças podem ser reutilizadas e de que forma é possível fazer isso!

Reaproveitando as peças usadas de notebook! 

Abaixo, selecionamos as peças para notebook que mais podem ser reutilizadas. Lembre-se, inclusive, que a reutilização é peça chave para a economia de muitas empresas

Placa de memória

A grande parte dos computadores portáteis das empresas tem a placa de memória como uma das peças usadas de notebook, que podem ser facilmente reaproveitadas.

Dois dos padrões de memória comuns são DDR3 e DDR4. Você apenas precisa saber se o hardware do novo computador é compatível com a peça da máquina usada.

Ao reutilizar a memória é possível acelerar o novo computador, que fica rápido mesmo se houver vários programas abertos ou mesmo que ele esteja ligados durante várias horas seguidas. Além disso, a memória RAM é indispensável para o notebook trabalhar de modo mais fluido com o processador.

Hardwares de entrada

Os hardwares de entrada são dispositivos que usamos para dar comandos aos computadores, sendo que também podem ser peças usadas de notebooks passíveis de reutilização, como por exemplo, o mouse, microfone ou headphone.

Infelizmente, comprar hardwares de entradas novos podem pesar no bolso. É possível que você gaste mais de cem reais na compra de um mouse de qualidade e design ergonômico para facilitar o uso dos seus colaboradores.

Mesmo com wireless fazendo sucesso em diversos ambientes corporativos, sendo ainda mais caro que os mouses normais, se pode dizer que no Brasil grande parte das empresas ainda usa hardwares de entrada com fios.

Nestes casos, você deve verificar se os conectores são compatíveis à nova máquina, algo fácil de acontecer ao considerar as conexões USB.

Uma vez que o novo computador já vem com mouse extra você pode guardar o dispositivo antigo como um item reserva após realizar uma limpeza externa e interna.

Fontes

É possível reaproveitar a fonte, considerando que você compre um notebook da mesma marca ou do mesmo modelo. Use esta peça como item reserva caso a unidade nova queime ou apresente algum defeito irrecuperável.

Caixa de som

Algumas vezes o notebook vem com caixas de sons extras que ajudam na ampliação do áudio, sem exigir muito do sistema sonoro inserido no computador portátil. Se estas peças possuem entrada USB também é possível usá-las na nova máquina.

Existem casos nos quais a caixa de som é instalada com um plugue de áudio P2, que embora seja comum às vezes não encaixa em certos modelos de notebooks novos.

Estas caixas de som hoje em dia possuem um preço que podem variar de R$ 80 a até R$ 200, considerando os melhores modelos. Portanto, ao reaproveitar este recurso, você economiza para investir mais nas peças dos novos computadores ou em outros setores da empresa.

SSD e HD

Só de pensar em realizar o backup de todos os dados dos computadores da empresa o cansaço já bate, não é mesmo? Inclusive pela necessidade de substituir máquinas e modernizar as operações no ambiente de trabalho.

Se você não deseja ter o trabalho de salvar todas as informações novamente, é possível instalar os HDs antigos ou usar seus cartões SSD nos computadores novos, que além de terem mais espaço disponível também possuem todo o conteúdo dos serviços antigos sem a necessidade de backup.

Portanto, o HD é uma das peças usadas de notebook que podem ser bastante reaproveitadas. Desta forma, você não precisa comprar HDs externos apenas para salvar os dados que serão transferidos aos novos computadores portáteis.

Vender e reciclar como solução para peças usadas de notebook

Reutilizar as peças usadas de notebook pode ser uma ótima estratégia para economizar dinheiro e, além disso, evitar a compra exagerada de novos aparelhos.


Talvez a placa de vídeo dos computadores antigos, ou outras peças para notebook, não sejam compatíveis com a estrutura dos modelos novos de notebook.

Nestes casos você deve anunciá-las em sites de vendas, nos quais a sua empresa não precisa pagar para anunciar aos compradores do Brasil e até de outros países.

A venda pode acontecer tanto por unidade como na forma de um computador montado, partindo do pressuposto de que há peças suficientes para construir uma nova máquina.

Anunciou as peças usadas de notebook e não vendeu nada? Então, direcione os resíduos eletrônicos aos centros de reciclagens especialistas em reciclar materiais de informática. Evite jogar hardwares no lixo comum porque eles possuem metais prejudiciais ao solo da sua cidade!

Gostou do artigo? Leia também sobre quando é recomendado trocar a bateria do seu notebook!

Procura computador, notebook ou servidor para sua empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

45 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01