logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Confira os principais componentes de um computador para empresas

Não é preciso fazer nenhum curso sobre ciência da computação para entender de modo claro quais são os principais componentes de um computador para empresas.

Atualmente, mais de 90% das atividades produtivas de certos empreendimentos ocorrem com uso de computadores que precisam funcionar da forma mais efetiva possível para otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores.

É importante para você compreender que cada componente simboliza um elemento indispensável para ter máquinas que funcionam a mil por hora. Veja a definição e as melhores configurações dos principais componentes de um computador para empresa a seguir.

Placa-mãe do computador

Esta é a base de todo computador e representa a peça responsável por ligar grande parte dos outros componentes. É na placa-mãe que acontece a conexão dos elementos que permitem existir o desenvolvimento das operações.

Escolher uma boa placa-mãe é importante já que ela também define a capacidade que pode ser usada em outros componentes do computador como processador, memória, placa de vídeo e outros itens.

Atenção: Compre uma placa-mãe capaz de suportar as características do processador que você pretende usar para tudo funcionar perfeitamente. É preciso comprar uma placa que se encaixa de modo perfeito no gabinete, sendo que existem diversos padrões de tamanho em oferta.

Processador ou CPU

Dentre os principais componentes de um computador, o processador – também conhecido como CPU – é considerado um item essencial para o bom funcionamento das máquinas. Essa unidade é responsável por controlar todas as operações, como a realização de cálculos e tarefas determinadas pelo usuário.

A escolha da CPU para computadores empresariais deve ser feita de acordo com as necessidades de trabalho, pois essa peça influencia na velocidade de carregamento dos programas que serão rodados.

Os modelos mais indicados são os de 64-bits, uma vez que suportam até 168 GB possibilitando que o processador consiga trabalhar com uma maior quantidade de dados de uma vez só. Já os modelos de 32-bits, além de suportarem uma memória muito menor, quase não são mais comercializados. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre tipos de processadores para empresas.

Principais componentes de um computador: Memória RAM

Os colaboradores da empresa precisam abrir diversos programas ao mesmo tempo para realizar trabalhos diários? Então é necessário investir em uma memória RAM de qualidade, responsável por tornar rápida as múltiplas operações simultâneas nos computadores.

Ela também é conhecida como memória temporária e quando trabalha de modo efetivo faz os computadores diminuírem a sobrecarga no processador. As máquinas populares possuem de 4 GB a até 8 GB de RAM, ao passo de que 16 GB ou mais pode ser uma boa escolha para empresas que trabalham com muitos dados e programas.

De olho no HD da máquina

HD (ou, Hard Disk, termo em inglês) está entre os principais componentes de um computador porque tem a responsabilidade de armazenar os arquivos e também fornecer informações ao funcionamento rápido do sistema operacional.

Na prática quanto mais quantidade de gigas existe no HD, melhor é a capacidade de armazenamento de cada máquina. Modelos de Hard Disk robustos exigem bastante consumo de energia do processador para funcionarem perfeitamente.

Caso a sua empresa faça questão de armazenar grande parte das informações no computador é aconselhável comprar HDs com muitos gigas. Já se o armazenamento de dados acontece em nuvem ou nos servidores físicos dá para investir no Hard Disk menos robusto e trabalhar sem problemas.

Também é possível utilizar o HD externo, uma estrutura conectada no computador por fora para a armazenagem de dados, algo útil a quem deseja manter o HD interno com menos informações possíveis para obter melhor desempenho dos computadores.

A importância da placa de vídeo

Entre os principais componentes de um computador a placa de vídeo se destaca nas empresas que precisam trabalhar com aplicações exigentes nos recursos gráficos. Na prática, tudo aquilo que a gente vê através das telas dos monitores de computadores é transmitido pela placa de vídeo, incluindo até a seta do mouse.

Grande parte dos computadores já vem com uma placa de vídeo de baixa potência, chamadas de onboard, para trabalhar nas funções básicas de escritório. Por outro lado, se é necessário trabalhar com edição  de imagens, vídeos, autocad e similares, é necessário procurar por computadores com placas de vídeo dedicadas, chamada de offboard – como, por exemplo, as NVIDIA.

Um dos principais componentes de um computador é a placa de vídeo. Escolha uma de acordo com as necessidades de operação da empresa.


Para as placas internas funcionarem existe a necessidade do fornecimento de energia por parte de processador. Se você instalar uma placa potente para funcionar nos processadores mais básicos devem surgir problemas de visualizações e lentidão na máquina.

Para evitar problemáticas futuras compre uma placa de vídeo dedicada externa que funciona de modo perfeito sem depender do processador dos computadores.

Atente-se ao cooler

Considerando os principais componentes de um computador, o cooler se destaca. Ele trabalha para evitar que as elevadas temperaturas nas máquinas comprometam o desempenho dos componentes.

Se a sua empresa é daquelas que às vezes fica 12 horas ou mais seguidas com máquinas ligadas, então vale a pena investir em um cooler de qualidade para os programas não começarem a travar após certo tempo de uso.

As versões mais básicas de cooler possuem apenas um ventilador. Já os modelos com uma tecnologia avançada, têm uma robusta estrutura de dissipação.

Fonte de alimentação e energia elétrica

É a fonte que deve ser conectada em tomadas de 110 volts ou 220 volts para receber a energia elétrica que alimenta os computadores.

Ao usar as fontes que possuem mais capacidade do que os componentes da máquina não existem problemas. Por outro lado, quando há uma fonte de menos potência que as peças, os computadores podem apresentar problemas de uso, como dificuldades para ligar ou desligamentos inesperados.

Além disso, é preciso se certificar que os computadores estão sendo ligados em redes elétricas estáveis e confiáveis. Caso contrário, as fontes podem queimar como maior frequência – o que não é comum em computadores empresariais. Dependendo da marca e do modelo da fonte, sua substituição pode ter um alto custo.

Estes são os principais componentes de um computador para empresas! Agora você já pode determinar quais são as melhores configurações para as máquinas que ajudarão a otimizar a velocidade e qualidade dos serviços diários da sua organização.

Procura computador, notebook ou servidor para sua pequena empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM ideais para a micro e pequena empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque.


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

60 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01