logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Conheça o Google Duplex e veja o que ele pode fazer por você

Google Duplex é uma aplicação que usa robôs para copiar a voz humana em ligações. Embora ainda não esteja disponível ao uso, o mercado aguarda de forma ansiosa esta solução para o sistema operacional Android.

Já pensou em ter uma confiável aplicação no celular que utiliza a fala humana para se comunicar com todos os seus clientes, marcar reuniões ou agendar serviços? Para estas e outras tarefas o Google Duplex parece ser a ferramenta ideal às pessoas físicas e aos negócios de pequeno, médio ou grande porte. Continue a leitura e entenda melhor sobre o Google Duplex.

O que é Google Duplex?

Em resumo, o Google Duplex é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial e robotização para falar como humanos em ligações. Os programadores que desenvolvem esta solução se esforçam para as conversas da máquina serem mais realistas, ao ponto de as pessoas pensarem que estão falando com gente de verdade.

Programar o futuro envio de um e-mail para marcar horários ou agendar compromissos já não se trata de uma novidade. Novo mesmo é o fato de uma aplicação utilizar a voz humana muito bem desenvolvida para ligar e interagir na fala com as pessoas.

O Google Duplex funciona como um daqueles chats automatizados que a gente entra para se comunicar com uma empresa ou pessoa, só que a comunicação acontece por voz.

A mente artificial do Google Duplex deve ser capaz de fazer coisas simples, por exemplo: agendar reuniões, solicitar serviços ou fazer cobranças. Quando surge uma questão no diálogo que não pode ser respondida pelo robô, os responsáveis pela mensagem conseguem assumir a comunicação para responder pessoalmente.

A Tecnologia por Trás do Google Duplex

No mundo da inteligência artificial (IA), uma das principais dificuldades para os programadores é desenvolver robôs que usam vozes para se comunicar e interagir.

Um dos problemas, é o fato  das pessoas possuírem muitas formas diferentes para falar e ouvir. Alguns perfis são mais prolixos, já outros humanos preferem ser diretos ou omitir certas partes da mensagem. Ou seja, um áudio que é bom para certos indivíduos pode ser ruim ao entendimento dos outros públicos.

A promessa é que o realismo da voz do Google Duplex seja impressionante, por isso esta tecnologia está entre as mais aguardadas atualmente.

De fato, o Google tem muito trabalho para desenvolver no Duplex os sistemas que conseguem estabelecer diálogos longos e interativos, serviço este que requer um amplo volume de dados para alimentar a IA.

No começo o Google Duplex deve trabalhar apenas nas conversas na linguagem inglesa, mas, com a integração ao Google Tradutor também deve ser possível usar em português.

Ao converter para o português, o Google Tradutor não é uma ferramenta de resultados 100% confiáveis, embora esteja evoluindo cada vez mais. Portanto, este tipo de integração com Google Duplex pode gerar pequenos erros na comunicação em língua portuguesa, mas nada que interfira tanto no entendimento das mensagens.

O Google Duplex entra em contato com a empresa e estabelece a comunicação para o agendamento de horários. Fonte: Google AI Blog.


Muitas pessoas desconfiam dos robôs por pensar que eles são usados pelos hackers, ladrões de dados. Sendo assim, o Google deve desenvolver algumas formas para agregar confiança nas ligações, como uma voz no início da chamada que anuncia a mensagem como autêntica e verificada pelo Google Duplex.

Google Duplex: Funções e Expectativas

Como qualquer inteligência artificial, o Google Duplex fica mais inteligente à medida em que o sistema é alimentado com constantes volumes de informações. Contudo, esta não parece ser uma tecnologia capaz de trabalhar com assuntos complexos. Por isso, ao menos no começo, o uso deste recurso deve ficar restrito a questões básicas ou simples solicitações.

Algumas empresas gastam dinheiro e horas para marcar compromissos, agendar encontros com clientes, reservar horários para receber estoques, entre outras coisas. Com o Google Duplex estas tarefas são realizadas no modo automático, rápido e econômico, sobrando mais tempo para a equipe desenvolver outros trabalhos importantes.

O celular trabalha sozinho nas conversas com os seus clientes e fornecedores, enquanto você está livre para outras tarefas, recebendo as confirmações dos agendamentos na sua agenda do Google Assistente.

Não apenas as empresas se beneficiam com Google Duplex, tendo em vista que você pode usar este serviço para agendar horário no salão de beleza, reservar quartos em hotéis e até garantir a reserva no seu restaurante favorito.

Para aproveitar o Google Duplex ao máximo, é necessário ter uma boa conexão de internet, inclusive por causa da necessidade de realizar a tradução rápida para o sistema conversar em português e no tempo real.

Como deve funcionar o Google Duplex?

O uso do Google Duplex exige que o emissor da mensagem tenha um cadastro no Google Assistente. A partir daí, é possível programar a data e o horário de cada comunicação. Após o emissor enviar uma solicitação – como a reserva do aluguel de carro – o receptor da informação precisa confirmar para saber se existe ou não horário disponível.

Nome e telefone dos emissores da mensagem são informados ao receptor das chamadas, sendo que antes de todas as ligações o sistema anuncia que a conversa é gravada. Na sequência, o Google envia ao emissor a gravação das mensagens e uma notificação para saber se o agendamento foi ou não confirmado.

Vantagens e Desvantagens

Veja na tabela abaixo quais são as principais vantagens e desvantagens do Google Duplex:

VantagensDesvantagens

Comunicação por vozAlguns humanos não gostam de falar com robôsFacilidade para realizar agendamentos e marcar reuniões

Trabalha apenas com solicitações simplesBaixo custo de dinheiro e tempo

Ainda está em fase de teste

Enfim, quem diria que um dia a gente conversaria com as máquinas literalmente? O Google Duplex representa o início de uma nova era na evolução das vozes da inteligência artificial. Agora, só nos resta esperar para ver onde tudo isso realmente irá chegar.

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

2 visualizações

Informações

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01

CONTATE:

2a a 6a das 08h30 às 17h30

Whats

Telefone

E-mail