logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Descubra o que é o Wi-Fi 6 e veja o que esperar dessa nova tecnologia

O mercado atual aguarda com ansiedade o desenvolvimento do Wifi 6 que promete gerar uma verdadeira revolução em termos de acessibilidade na internet.

Hoje em dia é comum uma família de 4 ou mais pessoas usar a rede doméstica para conectar diferentes dispositivos, desde TV inteligente até diversos smartphones ou notebooks. Inclusive hotéis tem costume de oferecer internet Wifi para todos os quartos a preços baixos.

Só que nestes casos, em que diversas pessoas estão conectadas em apenas uma rede, quase sempre há um problema específico: Quanto mais dispositivos conectados mais lenta é a velocidade da conexão!

Isto quer dizer que a internet fica lenta quando há muitos computadores ou dispositivos conectados. No entanto este tipo de problema deve acabar com o surgimento do Wifi 6, cuja particularidade é permitir a conexão de diversos dispositivos sem comprometer a velocidade de cada usuário na rede.

Vamos conferir como funciona o WiFi 6 e quais as vantagens que ele oferece. Continue a leitura!

O que significa Wifi 6?

Em termos acadêmicos o nome “Wifi 6” se refere à nova geração de conexões para internet sem a necessidade de usar fios. Esta tecnologia permite que diversos aparelhos se conectem em uma rede com mais velocidade e efetividade do que o Wifi comum (ou Wifi 5).

O Wifi 6 ainda está nos passos iniciais e deve levar certo tempo para se popularizar ao ponto de ter preços baratos no Brasil. Porém, quem investe nesta nova geração de conexões de internet sem fio pode aproveitar as vantagens que apenas esta tecnologia oferece atualmente.

Quais são as vantagens?

Entenda quais são as principais vantagens da tecnologia Wifi 6 em comparação com redes Wifi 5.

Mais velocidade

Uma das principais vantagens é trabalhar com no máximo 6.9 gbps (gigabyte por segundo), chegando a alcançar 5 GHz (giga-hertz), o que equivale a 1.5 GHz superior do que o padrão do Wifi comum de 3.5 GHz.

Com estes números, a velocidade para baixar arquivos e acessar sites evolui de forma considerável no novo Wifi.

Possibilidade de conectar mais dispositivos

O Wifi 6 é desenvolvido com objetivo de mais aparelhos permanecerem conectados realizando diversos tipos de atividades. Esta rede reduz os gargalos de cada conexão, o que facilita o uso de diversos dispositivos em ambientes domésticos, escritórios e locais públicos.

Conforme os testes iniciais, a estimativa é de que seja possível usar até 8 dispositivos diferentes em Wifi 6 sem perder velocidade. No Wifi comum isto não é possível porque ele necessita dividir a largura de banda entre os computadores conectados, algo que não acontece nos casos do padrão de conexão online Wifi 6.

As vantagens que o Wifi 6 promete são muito interessantes tanto para uso pessoal quanto para empresas.


Wifi 6 é mais sustentável e econômico

Embora seja uma tecnologia mais efetiva do que Wifi 5, o Wifi 6 exige menos consumo de energia para funcionar com perfeição, demonstrando um caráter econômico e sustentável.

Por exemplo: Um celular que se conecta na rede Wifi 6 precisa de menos uso da bateria para realizar atividades online do que nos padrões de conexão do Wifi 5.

Mais segurança na conectividade

Para serem certificados de acordo com rigorosos padrões da Wifi Alliance, os novos roteadores de Wifi 6 possuem a obrigação de oferecer um completo suporte para criptografia WPA3.

Sendo assim, essa rede tem menos chances de ser invadida por ataques cibernéticos de hackers das diferentes partes do mundo. É importante destacar que o Wifi comum não tem este suporte para criptografia WPA3 e apresenta mais riscos aos perigos da internet.

Como ter Wifi 6?

Assim como a tecnologia 5G, é possível dizer que Wifi 6 é uma solução nova no mercado repleta de componentes importantes de hardware. Para usufruir deste avanço tecnológico vale usar um roteador específico com funcionalidades diferentes dos roteadores de Wifi comum.

Os roteadores de Wifi 6 devem permitir a conexão de 8 dispositivos, ao contrário do roteador de Wifi 5 comum que trabalha no máximo com 4 dispositivos ao mesmo tempo. A boa notícia é que  os dispositivos móveis mais recentes já devem estar disponíveis no mercado preparados para esse novo tipo de conexão.

Na CES 2019 a TP-Link deixou o mercado entusiasmado ao apresentar alguns roteadores específicos para Wifi 6. Conforme os valores anunciados, o preço desta tecnologia pode ir de R$ 350 a até R$ 2000, variando conforme os pacotes dos kits e a qualidade do suporte.

A estimativa é de que os valores médios dos roteadores diminuam bastante conforme cresça a popularidade e as pesquisas sobre a nova geração de conexão online sem fios.

Gostou de conhecer o que é Wifi 6? Não vê a hora de saber mais para integrar novas tecnologias e evoluir a produtividade da sua empresa?

Fique por dentro dos artigos do blog que trazem notícias atuais sobre avanços no mercado tecnológico aos negócios de pequeno, médio e grande porte.

Procura computador, notebook ou servidor para sua empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

0 visualização

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01