logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Equipamentos usados para empresas: o que você não sabe sobre eles

Ao observar que os equipamentos usados no ambiente de trabalho já estão quase obsoletos, a gente logo pensa em reservar parte do budget para uma renovação completa, não é mesmo?

Nessas horas, quase sempre começamos a pesquisar sobre preços de itens novos, esquecendo que também existe o mercado de peças seminovas, cujas vantagens são notadas a cada dia nas práticas laborais e nos orçamentos corporativos.

Além de economizar ao comprar dispositivos já utilizados que funcionam muito bem, você também pode optar pelas versões com mais potência, no intuito de otimizar a realização dos serviços e de diminuir as preocupações com o uso de algo 100% novo.

Agora, é hora de você se aprofundar no assunto ao conhecer 8 curiosidades sobre equipamentos usados para empresas. Você provavelmente vai se surpreender, então vamos lá!

1. Mais potência com menos gastos

Com o dinheiro que você gasta em um computador ou notebook novo e básico é possível comprar equipamentos usados que têm mais potência nos processadores ou na memória, sendo que, muitas vezes, você ainda vai gastar menos dinheiro com esta opção. 

Interessante notar que esta regra é válida tanto no caso dos computadores como também de notebooks, tablets, entre outros equipamentos que a sua equipe utiliza nos ambientes de trabalho.

2. Mobilidade e equipamentos usados

Algumas vezes é preciso levar o notebook ou outros dispositivos para a rua no sentido de realizar serviços externos da empresa. Quando as máquinas são novas há um certo receio, afinal, fora do escritório existem mais chances de danos nos aparelhos.

Por outro lado, ao considerar que os colaboradores usam notebooks usados, é possível reduzir a preocupação pelos riscos de quedas ou colisões dos equipamentos.

3. Economia é sempre relevante

Talvez esta seja a razão mais motivadora para uma empresa investir nos equipamentos usados: O custo-benefício. Empreendimentos recentes, por exemplo, podem ter um orçamento menor e se beneficiarem com a compra dos aparelhos seminovos, evitando gastos desnecessários e excessivos.

Em negócios mais antigos, por outro lado, a demanda por computadores pessoais e notebooks pode ser muito alta. Nestes casos, também vale a pena investir em itens usados, já que a economia é considerável ao comprar diversas unidades de uma só vez.

4. Equipamento usado não é hardware velho

Investir na compra de equipamentos usados não significa desprezar o estado de conservação nem a qualidade dos computadores.


É um mito pensar que equipamentos usados são velhos e ultrapassados e que são inúteis para os negócios modernos. Uma parcela considerável das ofertas oferece a venda de opções seminovas que possuem garantia.

Ao romper esse preconceito com os equipamentos usados você pode se beneficiar com diversas vantagens. Até mesmo empresas multinacionais de grande porte têm investido nas aquisições de máquinas ou peças usadas.

5. Equipamentos usados têm garantia?

A regra é clara: Qualquer bem de consumo durável à venda no Brasil deve oferecer garantias, inclusive nos casos dos produtos usados. Quando vendedores garantem a funcionalidade do produto, ao mesmo tempo agregam a confiança que você precisa para investir em peças semi-novas.

Tenha em mente que a garantia deve cobrir possíveis problemas de funcionamento, o que engloba:

  1. Processo de inicialização da máquina;

  2. Desligamentos repentinos;

  3. Dificuldades em ligar;

  4. Ruídos estranhos;

  5. Riscos;

  6. Problemas em componentes internos;

  7. Amassados.

6. Vale a pena comprar PCs usados?

Para empresas que não precisam locomover suas máquinas aos mais diferentes locais, os PCs são os aparelhos mais indicados. Além disso, os “desktops” com  bastante memória RAM custam menos do que notebooks também potentes na velocidade.

Lembrando que, para um computador de mesa funcionar é preciso usar também o monitor, que pode ou não estar contido nas ofertas desses equipamentos usados.

Os computadores também podem ser customizados para telas maiores, como acontece nos ambientes de desenvolvimento dos negócios especializados em games ou em desenhos industriais.

7. Vale a pena comprar notebooks usados?

Portáteis, práticas, versáteis, leves e compactas, essas são qualidades essenciais na escolha dos equipamentos, caso seus funcionários geralmente precisem apresentar projetos à clientes fora da empresa. 

Os notebooks também funcionam apenas com a bateria, sem precisar da conexão na tomada. Esta pode ser uma característica importante para realizar trabalhos em locais em que possa faltar eletricidade, por exemplo. 

Nos dias atuais, um notebook pode ser tão potente quanto um bom “desktop”, embora ele custe preços superiores no mercado de novos, seminovos ou usados.

8. Por que nota fiscal é importante ao comprar equipamentos usados?

Infelizmente, o mercado ilegal opera com certa frequência na venda de equipamentos usados. Contraventores roubam aparelhos de lojas ou fábricas e revendem a preços mais baixos.

Como identificar se uma oferta é ou não de um equipamento roubado? A forma mais simples consiste em sempre exigir a nota fiscal.

Caso o vendedor se recuse a fornecer nota, é melhor procurar outra oferta no mercado. Jamais será boa ideia comprar itens de procedência duvidosa pois, além da qualidade incerta, seria um ato de incentivo a criminalidade.

Assim, com estas 8 curiosidades em mente você consegue decidir melhor se vale a pena comprar equipamentos usados para a sua empresa. Mas, com esses dados, você provavelmente irá concluir que seu negócio será beneficiado com máquinas usadas.

Procura computador, notebook ou servidor para sua empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

21 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01