logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

O que é necessário saber antes da compra de computador usado para empresas

Muitas empresas ainda não conhecem o mercado de computadores usados no Brasil. Essa categoria de equipamentos já é considerada nas solicitações de orçamentos de instituições de todo o porte e dos mais variados segmentos. Seja um computador de escritório, chão de fábrica ou engenharia, os equipamentos usados cobrem todo o tipo de uso.

Um computador usado, dependendo do modelo, pode ser aproveitado por mais 3, 4 ou 5 anos sem perda de desempenho. Há empresas que, por exemplo, ainda fazem uso de máquinas com processadores Core 2 Duo. Mas computadores usados também têm tecnologias mais modernas, como i5 e i7.

O computador usado está sendo cada vez mais considerados pelas empresas. Isso acontece por unirem excelente desempenho com o melhor custo benefício. Mas, antes de comprar, é preciso avaliar algumas questões.

O que é necessário saber antes da compra de computador usado para empresas?

É normal o surgimento dúvidas na hora de fazer uma nova aquisição. Aqui vão alguns itens a avaliar ao considerar a compra de computadores usados.

1 – Aspecto Visual

Computadores usados invariavelmente apresentam marcas de uso. Elas podem ser superficiais, quase imperceptíveis, ou mais profundas e evidentes. Empresas devem considerar essa questão ao realizar a compra. Para o caso de vendedores externos, o ideal é ter notebooks com ótima aparência. Para computadores de chão de fábrica, ou que fiquem embaixo de baias, por exemplo, marcas de uso mais evidentes não interferem em nada. Nesse caso, o valor de máquinas com marcas de uso tende a ser menor. Se o equipamento tem funcionamento perfeito, comprar computadores usados com marcas de uso podem ser considerados. Dessa forma, há economia em torno de 60% em relação ao novo, sem perda de desempenho.

2 – Garantia

Independente da questão visual dos computadores, é necessário observar quanto tempo de garantia é fornecido. Cada empresa tem suas próprias necessidades de garantia. Para quem tem uma estrutura robusta de TI, prazos menores podem ser considerados. Por outro lado, empresas que pretendem manter os computadores por alguns anos, o mais indicado é ter garantia por maior tempo. Seja qual for o caso, o ideal é ter prazos maiores na compra de computadores usados.

3 – Sistema Operacional

O mercado de computadores usados oferece uma série de opções de sistema operacional legalizado, de Windows Vista a Windows 10. Além disso, é necessário atenção às categorias de licenciamento oferecidas pela Microsoft para equipamentos usados: OEM, MAR ou RRP. Para produtos que não vieram com sistema operacional de fábrica, nenhuma dessas licenças podem ser usada. Nessa situação, é obrigatória a compra do Windows versão box de varejo.

4 – Tempo de Uso Futuro

Uma avaliação essencial que as áreas de compras das empresas devem fazer antes de adquirir um computador usado é: por quanto tempo esse equipamento será utilizado? Se for uma aquisição de longo prazo, recomenda-se procurar equipamentos com processadores mais modernos, como i5 e i7. Para projetos emergenciais ou provisórios, um computador com processamentos como i3 e até Core 2 Duo podem ser considerados.

Por isso, o ideal é uma consulta prévia ao departamento de TI. Em caso de dúvidas ou na ausência de uma área de tecnologia de informação estrutura, consulte seu fornecedor de computadores usados. Empresas como a Microexato são especializadas no atendimento ao segmento B2B, com experiência com vários tipos de projetos.

Vale a pena comprar um notebook usado?

No estudo de compra de computador para empresa, adquirir um notebook usado talvez seja mais indicado do que um novo.

Um notebook usado pode ser uma excelente alternativa para ser utilizado em visitas o em trânsito ou se o trabalho não exige grande performance da máquina. Um aparelho mais barato é ótimo para ser exposto, como é o caso de vendedores externos, técnicos, etc.

CPU X Notebooks: Qual a melhor opção?

Primeiramente, é preciso saber qual a necessidade a ser suprida. Se for portabilidade, um notebook usado é a melhor opção, já que são mais leves e dinâmicos.

Mas se o foco for desempenho, computadores usados modelo desktop têm maior aceitação. Além disso, a relação custo benefício costuma ser maior.

Para ir além

Saiba mais sobre o assunto com o eBook “Conheça os principais testes feitos em computadores antes da revenda”.

7 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01