logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

O que faz um profissional de TI? Saiba mais!

Os profissionais de tecnologia da informação (TI) representam uma categoria com funções indispensáveis na realização das mais diversas operações, evidenciando o porquê de cada vez mais empresas buscarem mais sobre esses serviços.

Os campos de atuação de profissionais de TI são muitos: suporte técnico, análise de sistemas, redes, segurança e programação. Você já percebeu a existência de diversas especialidades na área, certo? Agora descobriremos quais são as tarefas que estes profissionais executam nas rotinas do trabalho.

O que é um profissional de TI?

Antes de descobrir o que faz um profissional de TI vale a pena desvendar o que é TI informática. Vamos em frente.

Antigamente para solicitar os serviços de táxis você deveria ir à rua e sinalizar com as mãos para o carro parar, ou seguir direto ao ponto dos taxistas. Agora existem motoristas de aplicativos que te buscam em casa.

Algo semelhante acontece com serviços bancários: ao invés de seguir até as agências de forma física, você pode pagar contas e realizar transferências via aplicativos de smartphone em qualquer lugar do mundo.

Tudo isso é possível por causa da tecnologia da informação e dos recursos informáticos. Os trabalhadores de TI fazem estes serviços tecnológicos se tornarem realidade ao usarem informática.

Afinal, o que faz um profissional de TI?

Especialistas em estudar o que faz um TI indicam que esta classe trabalhadora é responsável pelas empresas funcionarem 24 horas em suas operações tecnológicas. Abaixo listamos as principais tarefas e especialidades para você compreender o que faz um profissional de TI detalhadamente:

  1. Desenvolvedor full stack;

  2. Especialista de banco de dados;

  3. Programador de software;

  4. Analista de sistemas;

  5. Especialista em infraestrutura TI;

  6. Programador mobile;

  7. Arquiteto de soluções de big data.

Veja adiante a definição de cada tópico listado acima:

O que faz um desenvolvedor full stack?

É o famoso coringa de TI, um profissional que consegue trabalhar em todas as funções de uma aplicação.

Requer bastante formação teórica (principalmente em ciências da computação ou engenharia de software) e experiência técnica. Está entre os cargos com menos oferta de trabalhadores preparados e estes são os profissionais da área de TI que possuem os salários mais altos.

É um profissional “front-end” (desenvolvedor de interfaces, por exemplo) e “back-end” (atuando em servidores, infraestrutura, entre outras tarefas).

Quais as tarefas de um especialista de banco de dados?

Para uma empresa é sempre essencial ter o conhecimento sobre o que faz um profissional de TI.

O que faz um profissional de TI dessa área é se responsabilizar pelas informações completas da instituição. Essa responsabilidade combina com ritmos de trabalho dos especialistas de servidores ou administradores de banco de dados.

Os colaboradores em banco de dados possuem a missão de garantir não apenas integridade, como também a segurança dos conteúdos informativos. Exige esperteza e atenção, principalmente quanto à defesa da inteligência confidencial empresarial.

O que faz um programador de software?

Peritos em processamentos de dados e analistas de sistemas também trabalham como programadores de sistemas ou softwares. O serviço garante o pleno funcionamento de tudo existente dentro de uma determinada aplicação.

Programadores facilitam o trabalho das equipes e buscam soluções tecnológicas para aprimorar os níveis de produção das empresas.

O que faz um profissional de TI analista de sistemas?

É um dos cargos mais populares. O analista deve executar testes em aplicações para confirmar o funcionamento perfeito antes de os softwares serem lançados no mercado ou utilizados por determinado grupo.

Um analista é capaz de compreender as principais demandas mercadológicas e identificar formas para satisfazer necessidades de clientes.

O que faz um especialista em infraestrutura TI?

Profissional dos serviços técnicos nas máquinas, cuja principal responsabilidade é fornecer a garantia de que todos os equipamentos de informática funcionem perfeitamente.

Administradores de redes ou analistas reconhecem urgências técnicas e antecipam o surgimento de problemas que inviabilizam os ritmos produtivos de um empreendimento.

O que faz um TI programador mobile?

Entender o mercado tecnológico envolve também conhecer sobre o que faz um profissional de TI.

Com o constante aumento no número de pessoas usando aplicativos de celulares para solicitar bens ou serviços, também evolui a quantidade de empresas que se especializam em aprimorar estas atividades, o que faz um profissional de TI desta área ser o responsável por programar diversos tipos de apps.

Em virtude das ações do programador mobile você pode usar do modo adequado os apps no seu smartphone como: WhatsApp, iFood, Uber, Instagram, Nubank, Inter, Airbnb, Snapchat, entre outros.

O que faz um arquiteto de soluções de big data?

Também é um cargo requisitado de forma considerável, com salários que podem chegar a R$14.000 em algumas capitais do país. Cabe ao profissional viabilizar a conexão existente entre os engenheiros de dados e as demandas dos negócios.

Nas tarefas diárias é comum uma jornada de trabalho com frequentes análises quantitativas e qualitativas de arquiteturas técnicas, plataformas ou requisitos técnicos de softwares.

O que é preciso para ser um profissional de TI?

Essencialmente, você necessita ter pelo menos inglês no nível avançado para a leitura, porque as linguagens acadêmicas dos diferentes ramos de TI são na língua inglesa.

Em segundo lugar, você deve começar uma formação tecnológica, acadêmica ou de pós-graduação considerando pelo menos alguma das seguintes áreas:

  1. Engenharia da computação;

  2. Ciências da computação;

  3. Informática;

  4. Banco de dados;

  5. Sistemas de informação;

  6. Redes de computadores;

  7. Sistemas para internet;

  8. Gestão de TI;

  9. Engenharia de telecomunicações;

  10. Análise e desenvolvimento de sistemas.

Agora que você já sabe o que faz um profissional de TI, entende também porque um computador potente é o equipamento essencial para que o especialista possa desempenhar suas funções com êxito. Para economizar na hora de comprar computadores, faça igual as grandes empresas que adquirem máquinas seminovas em lojas que oferecem garantia estendida.

Veja as promoções da loja MicroExato, pioneira na venda de desktops e notebooks seminovos revisados, com garantia e confiáveis!

656 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01