logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

O que significa VPN? Entenda sua importância para os negócios

Para explicar o que significa  VPN (Rede Virtual Privada), é preciso começar mostrando que sua sigla em inglês designa um recurso que conecta computadores de modo privado na internet, a rede mundial de computadores. 

Ao usar o VPN, você está conectado a uma rede de comunicação cujo acesso se limita aos computadores e dispositivos cadastrados. Cada participante deve ser autorizado a participar e, por consequência, esse recurso conta com uma boa segurança contra violação de dados.

A seguir, vamos conhecer mais sobre o que significa VPN e como esta tecnologia pode  ajudar sua empresa:

O que significa VPN e para que ele serve?

Praticamente, uma ponte de ligação entre diferentes dispositivos é criada com o uso dessa tecnologia, desenvolvida para codificar e assegurar as trocas dos dados durante a comunicação, dificultando interceptações de pessoas desautorizadas.

Com tecnologias relacionadas à encriptação de dados, a VPN via internet liga diferentes computadores em apenas uma rede para oferecer menos risco de possíveis invasões. É por este motivo que a tendência de usar este recurso aumenta a cada dia entre empresas de pequeno ou médio porte, principalmente entre aquelas que demandam mais privacidade e segurança na troca de informações com seus clientes e colaboradores. 

Usando links e cabos os computadores também podem ser conectados, mas estes métodos são mais caros e trabalhosos do que a utilização de VPN, o que justifica a sua fama positiva nos ambientes corporativos atuais.

Como funciona a navegação anônima da VPN?

Diversas empresas usam VPN para navegar anonimamente. Esta rede tem uma engenharia que permite aos usuários navegarem no anonimato para acessar páginas fora de determinada região.

Se você tem uma empresa no Brasil, por exemplo, ao acessar essa rede você faz os sites acessados pensarem que seu acesso acontece de algum lugar dos Estados Unidos. Isso porque sua execução se dá ao considerar as numerações do endereço IP.

Imagine que você tem uma empresa especializada em trabalhos de vídeos e não pode assistir determinada gravação por estar bloqueada aos usuários brasileiros. Para realizar este acesso, basta utilizar a rede privada no intuito de acessar a internet como um internauta norte-americano.

Com ela, você pode ter disponível os conteúdos de outros países, sendo possível inclusive acompanhar o catálogo norte-americano da Netflix, que é diferente do serviço nacional oferecido pela mesma empresa.

Vantagens da VPN nos ambientes corporativos

Agora que você já sabe o que significa VPN, vamos a sua grande utilidade e eficiência nos ambientes corporativos. Há pouco tempo, a VPN começou sua popularização entre as empresas que utilizam esta solução tecnológica para economizar dinheiro ao conectar suas filiais em apenas uma rede, otimizando segurança, organização e praticidade no acesso das informações.

O home office a cada dia se torna mais popular. Trabalhar em casa é possível, também, graças às empresas que usam redes privadas para disponibilizar o acesso dos seus colaboradores às informações sigilosas que surgem na prática dos seus serviços.

Assim, entender o que significa VPN é fundamental para quem costuma fazer home office. É fato que esse tipo de rede privada é muito prática, pois os trabalhadores precisam apenas de um computador e de uma boa conexão de internet para acessá-la. Tablets, celulares, computadores, notebooks, enfim, os mais diversos dispositivos também são conectáveis na rede privada.

Há segurança nas redes VPN?

Se você está pensando em aumentar a segurança da sua rede, entender o que significa VPN pode ser fundamental.


Como todas as criações humanas, não existe um programa para rede privada 100% seguro. Para garantir mais segurança no processo, vale a pena optar por programas VPN populares, contudo, eles devem sempre serem desenvolvidos por profissionais confiáveis.

As ofertas das aplicações desse gênero se transformam com rapidez no mercado. Um dia uma escolha é bem-cotada, mas depois de 1 semana as opiniões entre os usuários podem mudar. Portanto, você deve sempre se atualizar sobre o assunto ao buscar opiniões em fóruns, redes sociais e sites de notícias especializados.

É desaconselhável realizar transferências bancárias em uma VPN, outra contraindicação é sobre fazer download de informações valiosas. Para executar esses procedimentos com mais segurança, a empresa precisaria desenvolver sua própria rede privada.

Como introduzir a VPN na empresa?

Você pode já saber que ele é seguro, importante nas empresas e o que significa VPN, mas saberia implementar essa ferramenta? Há alguns plugins e extensões que facilitam a conexão, você pode usar, inclusive, os recursos dos navegadores comuns ou até mesmo outros métodos simples.

A sua empresa usa o Google Chrome como principal navegador? Nesse caso utilize o software denominado Hola. Private Internet Access, Astrill e IPVanish também são programas que funcionam em diferentes navegadores, gratuitamente.

Sem gastar dinheiro é possível conectar celulares com aplicações específicas que possuem as melhores avaliações na Google Play Store, como: Flash VPN, VYPR VPN ou Finch VPN, que também oferecem versões pagas que têm recursos extras.

Como ter a própria rede VPN?

Não se pode ignorar o fato de que você pode implantar a própria rede VPN na sua empresa, aproveitando as vantagens de segurança e oferecendo aos colaboradores cadastrados os benefícios de acessar informações corporativas de qualquer lugar no mundo.

Para isso, é preciso criar ou alugar um servidor e ter uma equipe com conhecimentos específicos em infraestruturas de redes. Esperamos que você tenha gostado de entender o que significa VPN e que essas informações tenham sido úteis para seus objetivos.

Procura computador, notebook ou servidor para sua empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

4 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01