logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Para que serve a memória RAM e de qual sua empresa precisa?

Os textos acadêmicos que explicam para que serve a memória RAM indicam que nos computadores corporativos ela quase sempre tem de 2GB a até 8GB. Uma quantidade maior de gigabytes também significa um preço superior aos PCs e notebooks padrões.

Você precisa investir em um recurso como este ou as máquinas do seu negócio já possuem a configuração necessária para os colaboradores trabalharem por diversas horas seguidas sem travamentos ou lentidão? Descubra esta resposta ao acompanhar o conteúdo abaixo que revela alguns dos segredos das memórias RAM.

Qual o significado e para que serve a memória RAM?

Trata-se de um componente pequeno presente na parte interna do gabinete dos computadores que em geral já vêm com uma unidade, embora você possa comprar de forma separada para turbinar ainda mais as máquinas corporativas.

Após receber os dados do HD, do processador e de outros componentes, a memória RAM armazena informação pelo período no qual o computador permanece ligado, quando ocorre o desligamento há a perda do conteúdo armazenado (ao contrário da memória interna, que não perde os dados se a máquina for desligada).

Os dados armazenados na peça são responsáveis por facilitar e acelerar o acesso via processador às aplicações dos mais diversos tipos ou tamanhos. Uma memória RAM dedicada contribui para um sistema rápido e efetivo no trabalho computacional, o que inclui até a agilidade comunicativa online.

Como escolher a memória RAM?

Além de entender para que serve a memória RAM, basicamente você precisa conhecer a fundo quais são as atividades desempenhadas em cada setor da sua empresa antes de fazer a melhor escolha.

Considere que os computadores precisam de hardwares que correspondem a potência da memória, do contrário, podem acontecer diversos problemas no funcionamento. Analise agora as principais opções corporativas:

  1. 2GB: São os padrões mais baratos, ideais para consultas e acessos de apps leves. A máquina pode ficar lenta se existirem muitos programas abertos ao mesmo tempo ou após muitas horas de uso consecutivo.

  2. 4GB: Está entre as edições mais populares no ambiente corporativo. Execute programas de Microsoft Office ou outras aplicações típicas de escritório, sem travamentos.

  3. 6GB: Viáveis aos trabalhos em edições de programas avançados como, por exemplo, do setor de arquitetura, repletos de efeitos 3D e outros recursos avançados que precisam trabalhar de forma dedicada para a rodagem perfeita. Trabalhe com diversos programas abertos ao mesmo tempo, rapidamente.

  4. +8GB: Com oito gigas ou mais a configuração é aconselhada principalmente aos empreendimentos especializados nos serviços de edições audiovisuais. É o padrão mais caro, apenas a memória RAM pode custar preços superiores ao de um computador novo de 2GB ou 4GB.

Resumindo, você não precisa investir altas quantias financeiras em computadores de 8GB para áreas que se dedicam majoritariamente a inserir dados nas tabelas do Microsoft Excel, ao passo de que um modelo 2GB jamais será efetivo para as complexas edições no Adobe Premiere Pro.

De olho na fonte!

São muitas as vantagens de entender para que serve a memória RAM, dentre elas evitar o desperdício de verba ao escolher uma peça errada.

Quando você compra um computador definido em memória, por exemplo, CPU 6GB, quer dizer que os componentes internos da máquina estão configurados para funcionar com este tipo de padrão.

No momento em que você adiciona a memória extra quer dizer que alguns hardwares também precisam de troca para acontecer um pleno funcionamento, por exemplo, as fontes.

Quando a fonte é fraca e existe excesso de demanda energética do RAM o computador pode não ter energia necessária inclusive para ser ligado, sendo necessário a troca da fonte ou até o uso dos reguladores de tensão.

É importante realizar esta adição nas máquinas apenas com técnicos especialistas. Uma alternativa é comprar aparelhos usados com mais potência oferecidos por empresas especialistas que concedem garantia e indicam soluções adequadas ao espaço de instalação.

RAM e memória interna: Qual é a diferença?

A função para que serve a memória RAM, como já dissemos, é bem diferente do trabalho realizado pela memória interna. Até para não errar na hora de comprar, você deve entender de que forma a memória interna dos dispositivos não é a mesma coisa que a memórias RAM desses computadores.

Contudo, é importante lembrar que uma parte depende da outra para as coisas rodarem com efetividade no sistema e o funcionamento acontece da seguinte maneira:

  1. Memória RAM: Serve para abrir e rodar aplicações. Por exemplo, o ato de receber um link, clicar e acessar o conteúdo correspondente. Este é o tipo de atividade que pode ser executada de forma rápida e sem travar caso a escolha desta peça tenha sido bem planejada.

  2. Memória interna: Ela funciona para armazenar os arquivos. PCs e notebooks possuem mais capacidade de armazenamento do que celulares ou tablets. Este ponto também se relaciona com a velocidade e com o desempenho, já que máquinas sobrecarregadas de dados podem travar ou gerar lentidão nas operações.

Em termos conceituais, os dois tipos são importantes e trabalham de forma unida. Exemplo: Quando você salva um programa de RH na memória interna e pode usá-lo no momento que quiser por causa da RAM.

Além de saber para que serve a memória RAM e como escolher um modelo , você também deve colocar em prática as medidas de economia de memória para manter o sistema operacional eficiente nas máquinas: Fechar os programas em segundo plano e desabilitar a função que abre muitos softwares de forma automática quando o computador é iniciado pode ajudar bastante.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando as postagens do nosso blog e receba outras dicas valiosas para sua empresa.

Procura computador, notebook ou servidor para sua pequena empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM ideais para a micro e pequena empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para a corporação. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

6 visualizações

Informações

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01

CONTATE:

2a a 6a das 08h30 às 17h30

Whats

Telefone

E-mail