logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Saiba qual servidor físico é a melhor opção para sua microempresa

O servidor físico é um equipamento que deve ser instalado na empresa, pois tem como objetivo conectar diferentes computadores. Esta conexão entre máquinas permite à equipe de trabalho compartilhar dados de diferentes formatos, desde mensagens do correio eletrônico até arquivos dos mais diversos softwares.

Em termos práticos, servidor físico é um aparelho disponível para provedores e que se destina a atender diferentes demandas existentes na tecnologia de informação das microempresas.

Hoje em dia o servidor físico tem ainda mais funcionalidades do que nas épocas passadas. Antigamente ele era apenas um equipamento para compartilhar computadores ou impressoras, realizar armazenamento de dados e outras diversas integrações na rede interna (ou intranet).

Nos dias atuais, os servidores físicos estão repletos de funções que exigem bastante responsabilidade, como no caso em que são utilizados por empresas para serem responsáveis por grande parte das operações nos computadores. Ao olhar com o ponto de vista da atualidade um servidor físico é a peça-chave para elevar as posições de Data Center do negócio e qualificar a velocidade operativa.

Vamos explicar a seguir o funcionamento, as vantagens e como escolher um entre os principais tipos de servidor físico para microempresa.

Como funciona o servidor físico?

Graças ao trabalho de servidores físicos, um computador pode oferecer uma espécie de serviço aos demais computadores conectados, como atualizações ou acessos remotos para explicar melhor como funcionam diferentes variações de programas.

O servidor físico armazena dados, de modo que os computadores-clientes ficam com menos informações no HD, o que ajuda a manter as máquinas de trabalho em um funcionamento rápido, auxiliando de forma direta na velocidade do ritmo de produção.

Hoje em dia a escolha de um servidor físico, além de gerar muito mais segurança pela ausência de ataques cibernéticos que ocorrem nos serviços de armazenagem em nuvem, também funciona para tornar mais veloz o trabalho operacional da microempresa.

Para funcionar da forma correta o servidor físico exige certos gastos com espaço, refrigeração, aquisição do aparelho, entre outros, embora este seja um baixo preço a pagar ao considerar as vantagens da tecnologia.

Servidores físicos e suas vantagens

Com tantas ofertas dos servidores online no mercado, muitas pessoas se perguntam sobre a razão de certas microempresas usarem servidores físicos. Uma das justificativas está na facilidade para implementar, já que nos projetos existe mais similaridade técnica entre o ambiente em que o servidor físico é instalado e os locais de produções da informação.

Outra vantagem do servidor físico é que os volumes de informação são posicionados conforme segmentações no equipamento de acordo com o orçamento disponível. Isso garante velocidade operacional em aplicações que exigem extrema capacidade no processamento de dados a custos financeiros controlados.

Não podemos esquecer também as questões de segurança, afinal, os computadores compartilham dados com o servidor físico em redes internas e não na internet suscetível aos ataques de espiões-hackers.

Melhores tipos de servidor físico para microempresa

Veja agora quais são os 3 melhores servidores físicos e como escolher uma opção conforme as necessidades da sua microempresa:

  1. Servidor físico Torre;

  2. Servidor físico Blade;

  3. Servidor físico Rack.

O servidor físico auxilia muito as operações do dia-a-dia de uma empresa, por isso é importante escolhê-lo baseado nas necessidades de cada organização.


A seguir veja as características de cada servidor físico:

Servidor físico Torre

O servidor físico do tipo Torre está entre as escolhas mais baratas e populares para microempresas, uma opção que possui baixos custos de manutenção e jamais ocupa muito espaço físico.

Ele é ideal às empresas pequenas que exigem poucos servidores para trabalhar nas redes locais. O funcionamento do aparelho requer um software que funciona com base em sistema operacional, por exemplo: Linux Server ou Microsoft Windows Server.

Servidor físico Blade

Tal preferência é popular como a menor e mais fina entre as opções de servidor físico para microempresas, de modo que ela se encaixa muito bem nos ambientes de trabalho que não possuem bastante espaço físico disponível.

O aparelho também é útil às empresas que querem economizar nas contas ao considerar que ele consome pouca energia. Os servidores Blade possuem poucas peças mecânicas, ou seja, apresentam menos chances de desenvolver problemas operacionais que exigem gastos excessivos em reparos.

Servidor físico Rack

Ao contrário das duas opções anteriores, o servidor físico Rack se destina para microempresas que são mais robustas em demandas informativas e exigem soluções dedicadas aos constantes trabalhos operacionais com bastante volume de dados.

O uso também pode existir em microempresas com limitações de espaços, embora o tamanho do servidor Rack seja maior do que nas outras escolhas de servidores físicos.

Atualmente existe uma tendência, em escolher o servidor físico do tipo Rack, entre as pequenas empresas na fase de crescimento e expansão das operações.

Roteadores, servidores ou outros equipamentos gerais são suportados no design elegante e compacto do aparelho, sendo que quase não há dificuldades em migrar dados das opções “Torre” e “Blade” ao servidor físico “Rack”.

Enfim, estas são as principais escolhas de servidor físico para microempresas. Agora, você já está pronto para pesquisar e selecionar a melhor opção, conforme as necessidades e o orçamento do seu micro negócio.

Procura computador, notebook ou servidor para sua pequena empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM ideais para a micro e pequena empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque.


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

24 visualizações

Informações

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01

CONTATE:

2a a 6a das 08h30 às 17h30

Whats

Telefone

E-mail