logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Vale a pena realizar a formatação de computadores da minha empresa?

A formatação de computadores é um dos principais serviços realizados na manutenção. Eventualmente as máquinas precisam ser formatadas, seja por causa de vírus, pela instalação de muitos softwares ou para tornar as operações mais rápidas. Como se fosse uma espécie de “limpeza” interna.

Até quem não é um especialista em informática pode compreender que quando os computadores deixam de funcionar direito há prejuízos significativos no ritmo de produção nos escritórios e no atendimento aos clientes. Por isso, a formatação é um método simples para restaurar a velocidade e a funcionalidade das máquinas.

Algumas vezes, os problemas do PC ou notebook são fáceis de resolver, não sendo totalmente necessário levar a máquina à manutenção. Para tirar dúvidas a respeito do assunto, veja no artigo informações que mostram se vale a pena ou não formatar computadores de sua empresa.

Quando é preciso providenciar a formatação de computadores?

Alguns técnicos, por vezes iniciantes, podem indicar a formatação de computadores sem a real necessidade, ignorando o fato de que algumas pequenas falhas de software ou hardware podem ser reparadas sem esse trabalho. A formatação de computadores, dessa forma, é apenas uma das soluções que existem para resolver os problemas nas máquinas.

Com o tempo os PCs ou notebooks ficam lentos por diversas razões como a constante instalação de softwares, a infecção de vírus em alguns arquivos, entre outras.

Em um escritório, por exemplo, é comum os colaboradores instalarem ou desinstalarem as mais variadas versões de softwares. Com o passar do tempo, estes programas ficam espalhados pelo computador, o que pode tornar as operações mais difíceis de serem executadas.

Apenas nos casos mais extremos, se já não existe mais a possibilidade de desfragmentar ou limpar a bagunça com software de limpeza, vale a pena realizar a formatação de computadores.

O termo restauração pode ser entendido também como um sinônimo de “renascimento”, já que a partir do momento em que o técnico restaura o computador, ele elimina todos os arquivos que estão instalados no sistema operacional, praticamente começando a máquina do zero.

Maior agilidade e praticidade são resultados de uma boa formatação de computadores.


Quais os benefícios da restauração de computadores das empresas?

De início, podemos destacar a agilidade como uma das principais vantagens nas restaurações de computadores, já que após esse processo, as máquinas funcionam como se fossem novas.

Os programas também abrem mais rápido, ao passo que essa rapidez atinge, inclusive, o acesso à internet nos diferentes tipos de navegadores. Assim, tendo um computador formatado é possível instalar programas com rapidez e com menores chances de incompatibilidades que impedem a conclusão do processo de instalação.

Outro ponto positivo da formação de computadores está na ausência de vírus nas máquinas. Elas podem trabalhar com mais segurança em cada operação, com menos riscos de perdas de dados, de propagandas indesejadas ou de sofrer ataques hackers.

Cuidados na pré formatação

Você não deve apenas tirar os computadores da tomada e encaminhar para a equipe que irá fazer a formatação. Antes disso, é preciso ter alguns cuidados para não sofrer com dores de cabeça. Um desses cuidados é fazer o backup de todos os documentos importantes, independentemente do formato (texto, vídeo ou áudio).

Caso seja possível, verifique se os arquivos no backup estão com vírus. Afinal, caso eles estejam infectados, o computador pode voltar a ter problemas após a formatação.

O segundo cuidado que deve ser tomado antes da formação de computador é a verificação das configurações de vídeo e rede das máquinas, assim como de softwares que devem ser reinstalados para a realização dos trabalhos diários na empresa.

Dicas de formatação de computadores

Após colocar em prática as indicações de cuidados para o processo de formatação, chega o momento de formatar o computador. Você pode encontrar os procedimentos para esta tarefa nos manuais das máquinas ou em sites oficiais do sistema operacional que elas usam.

Na grande parte dos casos é preciso selecionar, no computador, a opção para formatar  e esperar o sistema apagar todas as informações.

No passo seguinte é necessário não apenas instalar, como também, realizar a configuração do sistema operacional – que na grande parte dos casos é Linux ou Windows. Neste último caso, para sistemas operacionais até o Windows 7, para formatar é necessário o uso de mídias originais – ou, então, criar sua mídia a partir destas instruções da Microsoft. Depois disso, instale os drivers. Todo este processo pode demorar algumas horas.

Sequencialmente, o computador já está preparado para receber a instalação dos softwares que estavam instalados antes de iniciar o processo de formatação. Aproveite também para instalar os arquivos que foram copiados no backup.

Depois, realize um teste no sistema operacional do computador. Crie e nomeie pastas, acesse a internet, teste os softwares, assista ou grave vídeos, ouça música, enfim, faça diversas operações de rotina para ter a certeza de que o funcionamento das máquinas formatadas está perfeito.

A formatação de computadores de empresas de preferência deve ser feita por um profissional que entende de todos os detalhes do processo, realizando os serviços de maneira otimizada, segura, rápida e com preços convidativos.

Procura um servidor para sua empresa?

A Microexato tem workstations e servidores usados Dell, HP e IBM para todos os tamanhos de empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo e conheça: 


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

1 visualização

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01