logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Veja o que é um software embarcado e entenda sua utilidade corporativa

Relógios digitais, televisores, sistemas de segurança, calculadoras, impressoras, robôs e outros eletrônicos funcionam a base de um software embarcado, cujas funcionalidades são diferentes dos programas de PCs ou notebooks ao exigirem menos memória para funcionar plenamente.

Os softwares embarcados foram inventados na década de 1960 para fazer parte dos sistemas eletrônicos. De lá para cá, o poder de processamentos das programações do gênero evoluiu ao ponto de até as empresas menores terem recursos para investir em configurações mais avançadas, otimizando tarefas corporativas e industriais e desenvolvendo produções eletrônicas.

O que são os sistemas embarcados?

Um sistema embarcado é programado para repetir a execução de apenas algumas atividades técnicas por vez. Por exemplo, quando o escâner do escritório pode abrir e fechar a tampa no automático após alguns segundos quer dizer que existiu uma execução da tarefa programada.

Os dispositivos de sistemas embarcados estão cada vez menores e mais potentes, sendo considerados verdadeiros microcontroladores.

Conforme a visão de alguns especialistas, além da função de gerar continuidade e mais trabalhos ininterruptos, os sistemas embarcados estão presentes dentro das máquinas pela capacidade de se recuperarem sozinhos dos erros operacionais e de otimizarem as produções nos negócios de pequeno, médio ou grande porte.

Como o software embarcado pode ajudar a sua empresa?

O desenvolvimento tecnológico tem atingido uma velocidade surpreendente e a crescente presença do software embarcado nas produções eletrônicas demonstra isso muito bem.


Os recursos de produção eletrônica estão cada vez mais baratos e rápidos de serem produzidos. Esta notícia é importante para as empresas que ainda trabalham com componentes analógicos de alto custo ou precisam trocar capacitores e potenciômetros por microcontroladores de eletrônica digital.

No século passado, investir em eletrônicos era um desafio quase insuperável às empresas de baixo orçamento. Hoje, qualquer startup pode criar soluções com ferramentas de gerenciamento de dispositivos inteligentes em diversas produções eletrônicas, o que significa um cenário mercadológico cada vez mais favorável para a livre iniciativa tecnológica.

Calculadoras inteligentes, canetas que gravam reuniões, dispositivos de armazenamentos dedicados, equipamentos de redes de computadores, enfim, uma lista quase infinita de produtos smart baseados em um software embarcado para escritórios é desenvolvida a fim de ajudar sua empresa a otimizar os serviços.

Pois bem, tendo em vista que existem sensores voltados aos mais diferentes fins, o céu é o limite. Dá até para programar um dispositivo simples em algum periférico, por exemplo: Sensores que realizam monitoramento de campos magnéticos, aceleração ou temperatura para acender as luzes ou desligar uma máquina industrial em determinada hora.

Mesmo sem conhecimento técnico especializado, tendo apenas uma ideia teórica de solução à sua empresa, você consegue implantar projetos específicos porque existem fabricantes que oferecem softwares embarcados já prontos para chipsets específicos.

Quais são os principais tipos de software embarcado?

Nos modelos mais simples o engenheiro programa apenas uma ou duas ações para serem desenvolvidas pelo dispositivo. Exemplo: Um detector que gera sinais sonoros quando o carro da empresa está próximo dos radares móveis, evitando assim uma futura multa por excesso de velocidade.

Conforme a potência do chip e da CPU o software embarcado pode ajudar no desenvolvimento de múltiplas funções programadas de forma prévia.

Interessante notar que também existem aplicações embarcadas mais especiais que funcionam junto com chips personalizados e permitem modificar as configurações do comportamento de qualquer circuito, utilizadas de forma frequente em sistemas de segurança, interface serial ou controladores de vídeo.

Sistemas embarcados trabalham com sistemas operacionais e possuem um excelente tempo real de resposta de cada operação, consumindo menos processamento ou memória para funcionar com mais rapidez.

Já percebeu que em algumas agências bancárias o caixa eletrônico tem um tempo de resposta lento ao ponto de deixar o office-boy chateado? Isto quer dizer que o sistema não é dedicado. Por outro lado, na área de drones, as empresas fabricantes investem cada vez mais dinheiro para desenvolver poderosos softwares embarcados com tempo de resposta na velocidade da luz.

Mudanças técnicas em produtos segmentados

O software embarcado chegou para ficar e as mudanças práticas nos mais diversos segmentos tem sido prova disso.


No século passado você entrava em uma UTI e percebia apenas alguns equipamentos de monitoramento. Atualmente, os novos instrumentos médicos são compostos por um software embarcado que ajuda até mesmo a realizar cirurgias médicas e sem utilizar conexão de internet. Isto significa menos custos e mais benefícios aos negócios especializados na área da saúde.

O relógio de pulso é um dos produtos populares que foram mais impactados no setor industrial. Antigamente, os negócios desse tipo produziam modelos digitais que tinham apenas o alarme. Agora, há modelos que monitoram os batimentos cardíacos dos trabalhadores enquanto prestam serviços laborais e executam outras funções igualmente complexas. 

A tendência é que diversos tipos de trabalhos passem a ser executados por máquinas graças ao desenvolvimento de programações com um software embarcado e chips voltados para dispositivos específicos. Hoje, na China, já existem robôs holográficos que atendem clientes em diferentes línguas nos hipermercados, gerando uma economia considerável aos donos de grandes redes varejistas.

O futuro do mundo 100% digital está chegando mais rápido do que o senso comum poderia imaginar. Em breve, os postos de trabalho devem estar mais abertos às pessoas com conhecimentos tecnológicos específicos, ao ponto de que apenas as empresas capazes de produzir usando software embarcado em suas operações poderão alcançar a liderança de mercados segmentados.

Perspectivas para o mercado nacional

Os problemas com as altas taxas de importação ainda formam uma barreira que pode prejudicar o desenvolvimento do setor em terras nacionais.

Mesmo assim, a busca pelo conhecimento dos microcontroladores para dispositivos pequenos aumenta entre os jovens brasileiros, que cada vez mais buscam uma formação de engenheiro de software embarcado para ocupar as vagas no mercado de trabalho daqui por diante.

Diariamente surgem diversas vagas de emprego para especialistas em softwares embarcados, demonstrando que certas empresas estabelecidas dentro do território nacional estão investindo forte no desenvolvimento de produtos tecnológicos inteligentes, de olho em um futuro que está cada vez mais próximo.

Procura computador, notebook ou servidor para sua empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:


A MicroExato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para a corporação. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

6 visualizações

Informações

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01

CONTATE:

2a a 6a das 08h30 às 17h30

Whats

Telefone

E-mail