logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Veja tipos de roteadores para implementar no seu negócio

Os tipos de roteadores, conhecidos como aparelhos responsáveis pelo encaminhamento de informações na forma de dados entre redes de computadores e internet, são cada dia mais requeridos pelas empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Redes LAN, tablets, smartphones, computadores e outros dispositivos autorizados conseguem se conectar com objetivo de transferir massivos volumes de dados graças aos trabalhos dos roteadores.

As transmissões de dados acontecem com mais rapidez ao considerar que os roteadores de hoje em dia trabalham na constante busca dos melhores caminhos ao envio e recebimento de informações. Confira no artigo como funcionam e como escolher, entre os tipos de roteadores, a melhor opção para sua empresa.

Como funciona um roteador?

Na maioria dos casos, roteadores mais modernos trabalham com antenas que são as responsáveis pelo envio e recebimento de informações via redes sem fio, estabelecendo conexão direta com o modem – cuja responsabilidade é oferecer internet de banda larga. Desta forma os dispositivos transmitem dados com a tecnologia wireless, evitando a necessidade de conectar dispositivos junto ao computador principal.

A partir do momento que acontece a contratação de banda larga, o cliente também recebe determinado modem que fornece a um ponto principal e único uma acessibilidade à rede mundial de computadores (internet).

Sendo assim, no intuito de estabelecer a conexão online com diversos dispositivos locais se faz necessário implantar uma rede interna, algo realizável graças à utilização dos principais tipos de roteadores – aparelhos que ampliam a conexão.

De olho no processamento de dados

Além de servir para viabilizar uma divisão das conexões locais, roteadores também são responsáveis por qualificar os níveis do processamento de dados durante as transmissões de informação, algo que por consequência assegura mais velocidade aos sinais chegarem ao destino buscando rotas curtas para a difusão de dados.

Um cabo de internet banda larga se conecta no roteador que tem 4 saídas de cabos e 1 antena capaz de trabalhar na missão de permitir mais efetividade para ampliar a capacidade de conexão por wireless, ou seja, sem fio, nos computadores pessoais e dispositivos como notebooks, tablets ou telefone celular.

Os principais tipos de roteadores

Cresce cada vez mais a tendência de usar roteadores para melhorar a performance na transmissão de dados e viabilizar conexão online de diversos aparelhos, principalmente nas redes locais de empresas.

Isso tudo permite uma conectividade online mais simples, segura e rápida aos colaboradores que precisam de internet para executar serviços operativos.

Em termos práticos existem 2 tipos de roteadores ideais para usar nas empresas: estáticos e dinâmicos. Vamos conhecer a definição de cada uma das duas opções disponíveis no mercado.

Roteadores estáticos

Estas versões de roteadores são encontradas por preços mais acessíveis no mercado, o que explica a popularidade entre diferentes segmentos. Estes aparelhos funcionam para viabilizar envios de pacotes de dados em rotas curtas, isto é, tais produções quando trabalham ao mesmo tempo deixam de considerar os congestionamentos existentes nas rotas de transmissões em redes, procurando sempre o caminho menor.

Roteadores dinâmicos

Nos formatos dinâmicos estes tipos de roteador possuem preços superiores por serem mais elevados em sofisticação, trabalhando nas análises complexas para detectar de modo antecipado as condições da rede à transmissão de dados e buscar rotas menos congestionadas nas transmissões com excessos de informações, sejam elas curtas ou não.

Existem alguns roteadores dinâmicos úteis em evoluir até a taxa de transferência por causa dos trabalhos de compressão de diferentes volumes de dados, uma característica que permite otimizar trabalhos de WAN e LAN, por exemplo: isolar ou segmentar partes das redes ou construir firewalls.

Como escolher os roteadores mais efetivos?

A escolha entre os tipos de roteadores precisa ser feita analisando o ambiente da sua empresa para que seja possível adequá-lo da melhor forma.


Efetividade, uma palavra que reúne eficiência e eficácia, dois termos úteis em mostrar quando um roteador é, ou não, potente para estabelecer conexão de dispositivos e viabilizar mais qualidade na transmissão de dados.

Existem 3 pontos determinantes que podem definir a efetividade dos roteadores corporativos:

  1. Velocidade de acesso;

  2. Conectividade de rede;

  3. Expansão de antena.

Vamos acompanhar a seguir mais informações sobre cada um dos 3 pontos listados acima para decidir qual a melhor opção para você:

Velocidade de rede

A velocidade de rede, ou de acesso, é o ritmo que os roteadores conseguem alcançar para transmitir informações. Ou seja, uploads e downloads são executados de uma forma mais veloz na medida que o roteamento tem bastante rapidez.

Conectividade de rede

A frequência na transferência de dados entre roteadores e dispositivos é definida conforme os níveis de conectividade de rede, algo definido de acordo com valores como 802.11n ou 802.11b, sendo a primeira opção uma frequência mais moderna.

Expansão de antena

No momento de escolher entre os tipos de roteadores você também deve prestar atenção aos níveis de ganho da antena, valores definidos conforme a sigla DBI (Budget Difference Income, o que em português significa “Benefícios e Despesas Indiretas”, ou, “Bonificação”).

As letras DBI definem o quanto de alcance pode existir na transmissão de dados, sendo que a amplitude fica maior na medida que existe mais expansão de antenas nos roteadores escolhidos para a sua empresa.

Agora, com estas informações em mente você já consegue buscar por uma solução de aparelhos roteadores que se adapta melhor aos seus negócios.

Procura computador, notebook ou servidor para sua pequena empresa?

A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM ideais para a micro e pequena empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:


A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

2 visualizações

Informações

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01

CONTATE:

2a a 6a das 08h30 às 17h30

Whats

Telefone

E-mail