logo_whatsap_transp_red_01.png
Buscar

Workstation: Saiba quando eles são indicados para sua empresa

Antes de adquirir um workstation é preciso saber se você realmente precisa de uma máquina como ela. Tenha em mente que este equipamento é bem diferente de um computador de uso pessoal.

Mesmo iguais na parte externa, internamente um workstation é completamente diferente, já que foi desenvolvido para atender diferentes finalidades, sendo indicado para profissionais e tarefas específicos.

Afinal, o que é um workstation?

De maneira resumida, computadores workstations são equipamentos com capacidade de processamento superior aos de uso pessoal (comumente encontrados nos escritórios). Estes computadores são encontrados tanto no modelo CPU quanto notebook workstation. Suas peças são desenvolvidas buscando uma maior expansão da capacidade de processamento superior aos outros.

Saiba que os computadores tradicionais podem até ter as mesmas ferramentas de um workstation, mas seu processamento é limitado. Sendo assim, os workstations conseguem suportar o processamento de inúmeros softwares simultaneamente, e quando muitos programas estão sendo rodados ao mesmo tempo a produtividade do aparelho não é afetada.

Quais as vantagens do workstation?

Como o nome diz, uma das principais vantagens do uso de workstation é solidez do fluxo de trabalho, sua alta capacidade gera mais agilidade nos processos de desenvolvimento. Já que seu alto desempenho é perfeito para uso profissional técnico.

Um exemplo bacana é no processo de edição de filmes, no qual uma máquina tradicional pode levar cerca de 5 horas para renderizar, um workstation faz o mesmo processo em um tempo estimado de 2 horas.

Estas máquinas foram projetadas para atuar na resolução de problemas internos no dia a dia de uma empresa de desenvolvimento. Tais como: perda de tempo, pouco armazenamento, travamentos, qualidade da imagem, agilidade e processamento.

Por ter alto desempenho os workstations são indicados para profissionais que realizam trabalho técnico de alto processamento, como:

1 – PROGRAMAS PESADOS

2 – ENGENHEIROS

3 – ARQUITETOS

4 – PROGRAMADORES

Quais as principais indicações de um Workstation?

Nesta altura da leitura, você deve estar se perguntando se o workstation é indicado para todas as empresas. Veja bem, se na sua empresa os computadores são utilizados com a finalidade de ler e-mails, edição de textos e planilhas, como escritórios de contabilidade por exemplo, os computadores e notebooks tradicionais são os mais indicados.

Agora, para garantir o perfeito funcionamento do processo, sem travamentos, perda de tempo, além de alta performance do processamento e memória, os workstations são os mais indicados. Explico mais abaixo:

Programas pesados:

Como os comumente utilizados nas empresas de arquitetura, sendo AutoCad, Lumion, Sketchup, Revit e V-Ray. E caso você trabalhe com alguns desses programas, você já sabe que um workstation de alto desempenho faz toda diferença tanto na qualidade do seu trabalho, quanto na economia de tempo.

Engenheiros:

Os workstations são máquinas com superior capacidade no processamento de cálculos, assim como renderização. Sendo os mais indicados para o uso na rotina de engenheiros, já que rodam com alto desempenho e sem perigo de travamento programas como: 3D MAX, AutoCad, Solid Works, Revit, Eberick, entre outros.

Arquitetos:

Eficiência é primordial na rotina de um arquiteto, e os workstations têm uma poderosa combinação de armazenagem e processamento, o que facilita o trabalho. Já que você pode utilizar uma modelagem com enorme volume de dados, desempenho máximo de construção e comunicação efetiva com o servidor. Além de executar com perfeição e agilidade programas pesadíssimos e fundamentais como o Autodesk.

Programadores:

Para quem é programador, sabe a importância de uma máquina veloz. Então quanto melhor o processador, mais rápida será a resposta do computador. Os workstations possuem processadores infinitamente mais rápidos e potentes que os tradicionais. Além disso, sua memória RAM tem alta performance, um workstation apresenta memória RAM de 16 GB.

Os workstations garantem uma rotina de trabalho com maior agilidade, já que seu alto desempenho também é indicado para, além das já mencionadas acima, áreas de: desenho industrial, edição de filmes e imagens, realidade virtual, e muitos outros.

Quanto vale um workstation?

Alto processamento e capacidade de armazenagem têm um preço. De acordo com a média das lojas especializadas, um computador workstation tem valores que podem ir de R$ 8 a R$ 25 mil reais, sabendo que o mercado oferece peças ainda mais caras. Depende muito da marca e algumas especificações que mudam de acordo com o fabricante.

Mas, e para atender a uma demanda crescente, a venda de workstations usados surge como uma opção viável e muito mais barata. Estas máquinas, mesmo usadas, atendem todas as especificações e têm a mesma durabilidade de um aparelho novo.

Qual o melhor workstation: CPU X Notebooks?

Já foi o tempo em que notebook era sinônimo de pouco desempenho, atualmente ambos os computadores apresentam alto processamento, capacidade de memória, são iguais em tudo aos modelos CPU, a única coisa que difere um modelo de outro é a portabilidade.

Por isso, antes de comprar, saiba quais são as suas reais necessidades, um workstation CPU pode ser mais barato que um notebook. Mas se você faz trabalhos externos, ou muito home office, talvez compense pagar um pouco mais por um aparelho com maior mobilidade. Faça uma lista, analise as possibilidades e efetue sua compra com a segurança de que esse é o melhor aparelho para seu negócio.

Quando são necessários servidores para empresas?

Um servidor para empresa é necessário a partir do momento em que o negócio conta com mais de um computador. Isso porque servidores para empresas são essenciais para organizar os dados em um único local. Sendo possível acessar, compartilhar e gerenciar arquivos entre diversos equipamentos eficientemente e com rapidez.

É seguro comprar um computador usado?

Sim, a compra de computador usado é segura. Desde que você adquira a máquina de um fornecedor com certificação. Então, tenha certeza de que os computadores passaram pelos rigorosos testes exigidos para revenda de usados.

Além disso, durante a apresentação do produto, mantenha-se atento durante a inicialização, é o momento em que podem ocorrer travamentos e lentidão. Perceba se a tela apresenta traços coloridos, pontos negros ou queimaduras.

Faça testes com programas simples e com os mais elaborados também. Assim você poderá perceber como está o funcionamento do aparelho quanto aos aplicativos e softwares de alta performance da máquina. Se possível teste com os programas que você utiliza na sua rotina de trabalho.

E ainda, produtos usados também estão seguros com garantia. Não tenha medo da compra. Peça sua nota fiscal e o comprovante de garantia para seu fornecedor. Em caso de dúvidas, pergunte ao vendedor e só saia de lá quanto todos os seus questionamentos forem respondidos. A garantia sobre concertos e até mesmo troca integral do produto usado é um direito seu. Garanta-o!

Portanto, procurar uma empresa fornecedora de computador usado de qualidade, que fornece garantia do produto e do atendimento faz toda a diferença na hora de comprar seu workstation, computador ou notebook. Tenha sempre em mente que na compra de um produto, seja ele usado ou novo, ter certeza de cada detalhe é muito importante. Saiba mais sobre o assunto e não tenha mais dúvidas com o eBook “Conheça os principais testes feitos em computadores antes da revenda”.

50 visualizações

Informações

Marcas

Artigos

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0001-01