Seminovos Microexato: Servidores, Storages e Workstations Seminovos Dell, HP e IBM

Clique aqui para acessar a loja com os servidores seminovos com Garantia de 1 ano

A Microexato é especializada em Servidores Dell seminovos com garantia mínima de 1 ano . 

 

Todos os produtos são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Os estoques permanentes de 3.000 equipamentos com pronta entrega, além de inúmeras opções sob encomenda, proporcionam a empresas de todos os portes redução de custos e entrega rápida.

 

Todos equipamentos são rigorosamente testados em laboratório tecnológico automatizado. Essa tecnologia de testes automáticos foi desenvolvida dentro da própria Microexato.

 

O objetivo é que os testes e instalações sejam feitos de forma padronizada e em grandes volumes de operações simultâneas. A capacidade de processamento é de 5.000 equipamentos/mês.

Clique aqui para saber mais.

Servidores nas Empresas e como um Servidor Usado pode ajudar

Texto escrito por:

David Dias, especialista em servidores e sócios da Inforpro, parceira Microexato
Rafael Fernandes, sócio Microexato

 

O uso de Servidores, Storages, Unidades de Backup e Workstations é essencial no ambiente das organizações modernas. Isso acontece porque esses equipamentos proporcionam muito mais desempenho, estabilidade e segurança nas operações das empresas. Caso não tenha familiaridade com servidores, no final deste texto foram listadas algumas dicas básicas.

Os principais modelos e marcas:
Servidor Dell PowerEdge e Workstation Dell Precision
Servidor HP Proliant e Workstation HP linha “Z”
Servidor IBM PowerSystem

Considere comprar servidor usado para sua empresa. Com esse tipo de aquisição, a economia no investimento pode ser de até 50% em relação à compra de um novo. As tecnologias de servidores seminovos são plenamente compatíveis com as tarefas usuais de dia a dia em ambiente corporativo.

Além disso, servidores são planejados para facilitar upgrades. Dessa forma, um servidor usado pode ser utilizados por até 5 anos. Um Servidor Dell R730, por exemplo, atende tranquilamente as atividades de grandes empresas.

Uma alternativa mais em conta seria comprar servidor usado HP, em geral com preços menores que os Dell. Outra alternativa muito aceita no mercado é o uso de servidor IBM.
 

Princípios básicos sobre Servidores


O que é?
É um computador como todos os outros; a diferença é que é projetado e tem estrutura de hardware pensados para executar tarefas específicas. Com isso, o desempenho e a disponibilidade são maiores e mais confiáveis, características que não podem ser encontradas em estações de trabalhos simples.

Qual sua função?
Sua função é servir à execução de um recurso específico para as máquinas que estão ligadas a ele. Ou seja, deve fazer o mínimo possível além da função que vai executar, sendo exclusivo para a tarefa para a qual foi designado.

Diferenças para um computador comum
Em geral não é equipado com recursos multimídia, por não haver essa necessidade. Seus componentes são projetados para permanecerem ligados pelo maior tempo possível. Servem a muitos usuários ao mesmo tempo e em geral aproveitam todo o seu poder de processamento para executar uma tarefa específica.

Um computador comum funciona para esse propósito?
Não, pois um computador não foi projetado para executar as tarefas com a mesma eficiência e a disponibilidade. Problemas como travamentos, reinicializações repentinas, aquecimentos, lentidão e queima de componentes delicados podem parar todo o sistema da empresa.

A importância de recursos de Contingência e Redundância
Esses recursos são mais do que necessários: são obrigatórios para manter o equipamento disponível em momentos de catástrofe e para que a manutenção cause o menor impacto possível nos processos da empresa. De preferência, que não cause impacto nenhum.

 

Entenda:

Recursos de Redundância
São recursos adicionais, “repetidos”, iguais aos que já existem e que podem ser usados como alternativa em caso de falha.

Recursos de Contingência?
Recursos que permitem ações urgentes em eventos ocasionais e/ou acidentais, como erros, HDs corrompidos, fontes queimadas, etc, sempre com o mínimo de impacto na operação.

 

Exemplos de Servidores Usados:

Servidor Usado Dell PowerEdge R720

Storage Dell

Servidor HP

Servidor Usado IBM

Os formatos de Servidores

 

Torre
Um servidor em formato “vertical”: é semelhante a um PC do tipo torre, porém com arquitetura muito mais robusta e, em geral, de tamanho maior que um computador comum.

Rack

Servidor em formato “horizontal”, padrão para a maioria das principais marcas e modelos disponíveis no mercado. Os modelos desse formato têm capacidade superior quando comparados aos em formato torre - portanto, custam um pouco mais caro. As unidades de medida desses equipamentos se dão em “U” (1U ≅ 4,445cm).

 

-Trilhos
Trilhos se prestam para fixar servidores em racks para que nenhum U adicional seja ocupado além dos já utilizados pelos equipamentos. Podem ser móveis (em sua maioria) ou fixos (em caso de equipamentos pesados ou com trilhos genéricos). 

Cada trilho tem seu modelo próprio de servidor, embora alguns servidores compartilhem o mesmo modelo de trilhos; outros têm mais de um modelo de trilhos, com o objetivo de se encaixarem nos diversos estilos de racks.

Blade
É um dispositivo que gerencia outros vários pequenos servidores. Pode realizar um serviço específico (cluster) ou operar de maneira que cada um faça uma operação distinta.

Características do Blade:

  • Ultra compactos

  • Ideal para ambientes onde muitos computadores são exigidos

  • Economiza energia e espaço

  • Gerenciamento Centralizado

  • Preço elevado

  • Exige caixas (enclosures) caras e complexas

Storage
Uma analogia simples é que um Storage é um “HD externo de grande porte”. Em relação a HDs externos, storages têm desempenho superior, como transmissão de dados mais rápida e mais segurança na manutenção dos dados. O Storage é uma espécie de Servidor, mas constituído apenas de discos e com finalidade única de armazenamento. Tem um processador que já funciona como Raid e o foco de seu serviço é  na redundância, ou seja, confiabilidade de manutenção dos dados. 

Storages são unidades de armazenamento usadas quando os HDs presentes em um servidor não forem suficientes. Por exemplo: 

  • O ambiente precisa de mais discos

  • O ambiente precisa de mais segurança

  • O ambiente exige mais complexidade no tratamento dos dados

  • O ambiente é altamente crítico

Unidades de Backup
São usadas para guardar cópias de backups de dados dos demais equipamentos. Para essa finalidade existem storages e servidores e, ainda, unidades dedicadas de fita como Unidades de Fita ou AutoLoaders. Unidades de Backup aos poucos estão ficando em desuso, pois os storages estão ficando mais baratos e são mais práticos.

Workstation
De maneira resumida, computadores workstation são como PCs comuns, mas com a vantagem de terem projeto e capacidade de processamento superiores aos de uso pessoal ou em atividades básicas de escritório. Por isso, são comumente usados para tarefas de engenharia, arquitetura, edição de áudio, imagens e vídeos. Em casos específicos, podem ser utilizados como servidores de entrada, ou seja, servidores básicos para pequenos projetos.

Receba semanalmente emails com ofertas e novidades

 (15) 2101-7800

 (15) 9 9121-8705

Contatos

(15) 2101-7800

(15) 9 9121-8705
contato@microexato.com.br 

Atendimento:
2a a 6a - 08h30 às 17h30

Redes Sociais:

Linkedin

Instagram

2020 © Copyright | Todos Direitos reservados Microexato | CNPJ: 03.697.421/0002-92